A Holanda permitiu a presença da imprensa por apenas alguns minutos em seu treino no Pacaembu, e o que foi visto dá informações animadoras para Louis Van Gaal, mas também um susto. O zagueiro Ron Vlaar e o volante Nigel De Jong, lesionados, trabalharam normalmente, enquanto Robin Van Persie não se exercitou.
O capitão e artilheiro do time foi poupado da atividade por problemas estomacais, assim como o lateral direito Daryl Janmaat, vetado pelo mesmo motivo. O dono da camisa 9 laranja, no entanto, dificilmente não estará em campo nesta quarta-feira em Itaquera para enfrentar a Argentina na semifinal da Copa do Mundo.
“Ele teve alguns problemas estomacais e preferi que não treinasse porque, senão, poderia piorar”, disse o técnico, garantindo que seu astro não se enervou com a decisão de poupá-lo. “O Van Persie é o nosso capitão e, só por isso, já é muito importante para nós. Mas tem que estar bem”, continuou.
Por conta da ausência do atacante de Janmaat, que é reserva, Van Gaal informou que comandou a atividade técnica com 11 jogadores de um lado e nove do outro na manhã desta terça-feira. As boas notícias para eles foram as presenças de De Jong, que chegou a ter seu corte cogitado por lesão na virilha direita, e Vlaar, recuperado de problema no joelho esquerdo.
Como a presença de Vlaar na zaga já é certa, Van Gaal preferiu fazer mistério sobre De Jong. “Não sei, não faço a menor ideia. Ele tentou treinar e, agora, precisamos aguardar. Terei que pensar nessas decisões amanhã (quarta-feira), não posso fazer isso hoje. Temos mais de um dia até o jogo”, desconversou o treinador.
Quem não desperta dúvidas é Jasper Cillessen. Por opção do técnico, o goleiro titular foi substituído no último minuto da prorrogação contra a Costa Rica e Tim Krul defendeu dois pênaltis, classificando o time. Mas segue no banco. “Já excluí essa possível troca desde o início. O Cillessen está fazendo um excelente trabalho, só escolhi o Krul porque ele é melhor para os pênaltis”, enfatizou.
Caso os problemas envolvendo seus jogadores não piorem e De Jong comprove ter condições de entrar em campo, a Holanda deve ser escalada diante da Argentina com: Cillessen; De Vrij, Vlaar e Martins Indi; Kuyt, De Jong, Wijnaldum, Sneijder e Blind; Robben e Van Persie.