Desde que se instalou na cidade alemã de Bad Bruckenau, na semana passada, a seleção da Croácia está enfrentando um problema inusitado com um "misterioso vírus" que vem atacando os seus jogadores.
Membros da comissão técnica do selecionado informaram ontem que os médicos estão encontrando dificuldades para descobrir a causa das infecções, que já atingiram oito jogadores. Os infectados têm apresentado febre alta, dor da cabeça e ânsia de vômito.
O zagueiro Darijo Srna foi o último a ser atacado pelo problema. Os demais atletas do elenco com o "misterioso vírus" são Dario Simic, Ivica Olic, Bosko Balaban, Dado Prso, Stjepan Tomas, Athony Seric e Joseph Didulica.
Os croatas serão os primeiros adversários da seleção brasileira na Copa do Mundo, a partir das 16h da próxima terça-feira. Os outros concorrentes são Austrália e o Japão. No encerramento de seus amistosos para o Mundial, a Croácia, foi derrotada pela Espanha, por 2 x 1, na quarta-feira, apresentando muitos erros de marcação na defesa. Antes venceu a Áustria (4 x 1), empatou com o Irã (2 x 2) e perdeu para Polônia (1 x 0). No entanto, o treinador Zlatko Kranjcar assegura que tem tempo suficiente para corrigir o grande problema.
Ontem, os jogadores croatas jogaram handebol, esporte no qual campeões olímpicos. A brincadeira caiu como uma luva a um time cheio de contusões. Quatro titulares absolutos seriam dúvida caso a seleção jogasse hoje: o ala Srna, o zagueiro Robert Kovac, o meia Niko Kovac, irmão deste, e o zagueiro Simunic.
De início cotado para entrar no time contra o Brasil por sua velocidade, o atacante Olic é desfalque certo. Segundo os médicos, todos os problemas envolvem lesões, dores musculares ou traumas, não tendo nada a ver com a infecção intestinal que atingiu há poucos dias boa parte da equipe, possivelmente causada por alguma refeição em Wolfsburg.
As contusões são fruto da agenda apertada dos croatas. (Agências Estado/Folha)