No próximo final de semana o Vasco fecha sua participação no Campeonato Brasileiro enfrentando o Figueirense no Estádio Orlando Scarpelli. Precisando da vitória para sonhar com a classificação para a Copa Libertadores de 2007, o time precisa apagar o trauma do confronto com o Alvinegro catarinense no Brasileiro do ano passado no sul do país. Na ocasião, os vascaínos foram goleados por 5 x 1.
Dos jogadores que entraram em campo naquela goleada, muitos ainda permanecem em São Januário como o goleiro Roberto, o lateral-direito Wagner Diniz, o zagueiro Fábio Braz, o volante Ygor e os meias Abedi e Morais.
Nos números gerais, no entanto, o Vasco leva ampla vantagem sobre seu adversário. A goleada de 2005 foi a única derrota no confronto. Nas outras 14 partidas, os cariocas venceram sete e empataram outras sete.
Mesmo que saia de campo vencedor, o Vasco ainda terá que torcer por um tropeço do Paraná diante do São Paulo, em Curitiba, contabilizando menos de 20% de chances de chegar à Libertadores.