Menu
Futebol

Vasco perde para o Madureira e desaponta a torcida logo na estréia

Arquivo Geral

20/01/2008 0h00

Antes do campeonato começar, Romário classificou o Vasco como o que possuia o elenco mais fraco entre os grandes. E pelo que mostrou na noite deste domingo, na sua estréia pelo Grupo C do Campeonato Carioca, o time do Vasco demonostrou que seu treinador está perto da razão. Mesmo jogando em São Januário, a equipe vascaína foi derrotada pelo Madureira por 2 a 1 e deixou o campo muito vaiada pela torcida que gritou o nome de Edmundo e ofendeu o presidente Eurico Miranda.

Suspenso pelo STJD, Romário viu da cabine presidencial a sua equipe lutar muito mas não mostrar inspiração para derrotar o Madureira, uma equipe limitada, mas que lutou até o final para garantir a primeira vitória de um clube pequeno no torneio.

O Vasco ainda teve um pênalti não marcado quando perdia por 1 a 0, o que fez o técnico Alfredo Sampaio atribuir à arbitragem parte de responsabilidade na derrota. Na próxima rodada, o Vasco receberá o Americano enquanto o Madureira vai enfrentar a Cabofriense.

O Vasco começou a partida disposto a não deixar o Madureira se sentir confortável dentro de campo. Desde os primeiros minutos que a equipe da casa adiantou seu meio campo e quase marca aos dois minutos com Alan Kardec de cabeça. Aos cinco foi a vez do goleiro Renan aparecer bem em conclusão de Alan Kardec que dava muito trabalho aos zagueiros.

O Madureira só conseguiu chegar à área vascaína aos 10 minutos, em bola parada. Odvan ganhou da zaga mas cabeceou por cima do gol do estreante goleiro Tiago.

Aos 13 minutos, Wagner Diniz tabelou com Morais e caiu na área ao dividir com a zaga mas o árbitro mandou a partida seguir para desespero da torcida. O Vasco continuava com o domínio da partida e, aos 23, o goleiro Renan voltou a aparecer bem em chute do experiente Beto.

Explorando bem os laterais, o time dirigido pela dupla Romário-Alfredo Sampaio continuava pressionando mas com alguma dificuldade de penetrar na área do Madura. Aos 27 minutos, o jovem Alex Teixeira recebeu ótimo passe de Morais, o mais lúcido da equipe, e chutou cruzado para nova defesa de Renan. Depois desse lance, a partida caiu de ritmo e a torcida ensaiou as primeiras vaias, insatisfeita com o rendimento da equipe da casa.

O Vasco só apertou o ritmo nos últimos minutos. Aos 45, Wagner Diniz cruzou da direita e Alan Kardec cabeceou no travessão. No rebote, Beto chutou e Renan fez grande defesa. Na cobrança de escanteio foi a vez de Leandro Bonfim chutar cruzado para nova defesa do goleiro do Madureira, no último lance importante da etapa inicial.

Os dois times voltaram sem modificações para o segundo tempo. Inclusive na filosofia de jogo. O Vasco pressionando em busca do gol, mas sem mostrar criatividade e o Madureira excessivamente recuado, preocupado apenas em não sofrer gol.

Logo no primeiro minuto, a zaga da equipe suburbana cortou mal um cruzamento e Calixto apareceu batendo de primeira mas jogou a bola bem longe da meta de Renan. Aos nove minutos, o goleiro do Madureira que aparecia como o melhor da partida voltou a aparecer bem em chute cruzado de Alex Teixeira.

Um minuto depois, o Madureira marcou o primeiro gol em falha de cobertura da zaga vascaía. O goleiro Tiago fez duas defesas em chutes frontais, mas ninguém apareceu para aliviar o perigo e disso se aproveitou o atacante Muriqui para apanhar o segundo rebote e colocar nas redes. Foi o primeiro gol marcado por uma equipe considerada pequena diante de um grande na primeira rodada do Campeonato Carioca.

Aos 14 minutos, Paulo Roberto atropelou Wagner Diniz dentro da área mas o árbitro não marcou a penalidade máxima, levando a torcida vascaína ao desespero. O Vasco partiu de qualquer forma para o ataque e era contido com faltas. Numa delas, o goleiro Tiago se apresentou para a cobrança, diante do delírio da torcida, mas acabou chutando a bola em cima da barreira.

Depois de muito pressionar o Vasco chegou ao empate aos 35 minutos depois de ótima jogada de Alex Teixeira, que recebeu bom lançamento de Morais e cruzou para Abuda completar. Só que a alegria vascaína durou pouco.

Aos 38, Tiago evitou o desempate em chute de Paulo Roberto. Na cobrança de escanteio, Muriqui recebeu inteiramente livre e colocou no ângulo de Tiago, calando a torcida vascaína.

Nos minutos finais, o Vasco pressionou desesperadamente em busca do empate mas o Madureira soube defender o resultado.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado