Muitos dos jogadores que têm se destacado no Vasco neste Campeonato Brasileiro estão com o contrato por se encerrar, o que só faz crescer a onda de especulações sobre São Januário. Atletas como o volante Andrade e o zagueiro Emiliano Dudar foram alguns dos que tiveram seus nomes ligados a possíveis negociações na virada do ano. O primeiro poderia trocar o clube carioca pelo campeão São Paulo. Já o defensor argentino estaria nos planos do Sion, da primeira divisão suiça.
Até mesmo o meia Morais, que tem contrato até 2008, entrou na lista de possíveis negociações na última semana, quando recebeu uma sondagem de um clube austríaco, Red Bull Salzburg. A oferta, no entanto, não parece seduzir o jogador, que prefere atuar em um centro mais conhecido da Europa. Já os atacantes Leandro Amaral e Jean, cujos compromissos se encerram no próximo mês, ainda esperam serem procurados para renovar.
Enquanto isso, os dirigentes aguardam com ansiedade para saber se a equipe conseguirá uma vaga na Copa Libertadores de 2007. A classificação traria novas receitas para o clube, que teria um novo orçamento para a próxima temporada. Até mesmo um patrocínio fixo, o que o Vasco não tem desde o final de 2000, poderia ser facilitado caso o time esteja na competição continental.
A contratação de reforços também está atrelada à classificação para a Libertadores. O meia Felipe, antigo ídolo do clube, já sinalizou com a possibilidade de voltar a São Januário, mas a diretoria trata o assunto em banho-maria, aguardando o desfecho da campanha do Vasco neste Brasileiro. A permanência do técnico Renato Gaúcho também é assunto para depois do Brasileiro. Caso leve o time à Libertadores, o treinador deverá pedir um bom aumento para continuar no clube. O próprio Renato não admite falar sobre o assunto no momento. Seu único pensamento no momento é armar o time para o jogo de domingo, contra o Santos, em São Januário.
Para ajudar a passar tranquilidade ao grupo, Renato Gaúcho confia no espírito de liderança do meia Ramon. Aos 34 anos, o capitão cruzmaltino tem procurado conversar com seus companheiros para passar a importância de se buscar a classificação para a Libertadores. "Já tive a felicidade de participar duas vezes da Libertadores pelo Vasco. É uma competição que representa muito para o clube, para a torcida e também para os jogadores. E está todo mundo ciente disso aqui. Todos estão se dedicando ao máximo", comentou o meia.
Apontado por muitos como um possível candidato ao rebaixamento antes do início do Brasileiro, o Vasco chega à reta final na quinta colocação. Ramon destaca a boa campanha que a equipe tem feito na competição. "É uma satisfação muito grande estar lutando por uma vaga na Libertadores. É sinal que estamos fazendo um grande trabalho durante todo o Brasileiro, que é uma competição muito difícil e que conta com grandes equipes. O Vasco tem jogado bem ao longo do Campeonato", ressaltou Ramon, descartando uma mudança na preparação para os dois jogos finais. "Não tem porque mudar. Temos duas semanas e dois jogos decisivos, mas temos que continuar da mesma maneira, treinando com muita aplicação", completou.
Nesta sexta-feira pela manhã, o atacante Jean deverá fazer um teste para avaliar sua recuperação de uma lesão na virilha. O jogador vem realizando um trabalho leve com bola desde a última quarta. Os ingressos para a partida de domingo começaram a ser vendidos na manhã desta quinta-feira. A expectativa é de um público superior a 20 mil pagantes em São Januário.