Treinador de Portugal entre novembro de 2002 e junho de 2008, Luiz Felipe Scolari garantiu seu nome na história do futebol do país europeu ao ser vice-campeão continental em 2004 e quarto colocado na Copa do Mundo de 2006. E, agora à frente do Brasil, o gaúcho duela pela primeira vez com sua ex-seleção desde que deixou o comando, nesta terça-feira, às 22 horas (de Brasília), no Gillette Stadium, nos Estados Unidos. O atual técnico do time lusitano, Paulo Bento, enalteceu o reencontro.
“Vejo com muito bons olhos esse reencontro. Os atletas de nossa equipe que trabalharam com Scolari devem cumprimentá-lo de maneira efusiva e ser grato ao seu trabalho, pois ele ajudou muitos deles na seleção. Farei meu primeiro confronto com ele, mas como cidadão português sou agradecido ao que fez”, afirmou.
Após conquistar a Copa do Mundo de 2002, na Coreia do Sul e Japão, pela Seleção Brasileira, Scolari assumiu o comando de Portugal ainda naquele mesmo ano. Na temporada seguinte, a seleção lusitana sediou a Eurocopa e realizou grande campanha, mas sucumbiu diante da Grécia na decisão.
Além do histórico resultado na competição continental, o treinador gaúcho esteve à frente de Portugal na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. Eliminado pela França nas semifinais, o time lusitano foi derrotado por 3 a 1 pela seleção anfitriã e encerrou o torneio em quarto lugar, igualando o melhor resultado da história, conquistado pela geração liderada por Eusébio em 1966, na Inglaterra.
“Scolari, com a ajuda de muita gente, levou Portugal até a única final europeia de sua história e ainda chegou em quarto lugar no Mundial. Por último, garantiu classificação para Eurocopa de 2008. Para alguns iluminados há sempre a sensação de que ele fez pouco, mas tenho opinião diferente. Ele foi o treinador que conseguiu melhores resultados por nossa seleção e nosso povo deve ser muito grato ao seu trabalho”, encerrou Paulo Bento.
Para partida em território americano, Scolari não poderá contar com os laterais Daniel Alves e Marcelo, lesionados. Oscar, ainda em recuperação de problema no tornozelo esquerdo, é dúvida para o confronto e pode ficar de fora, assim como na goleada por 6 a 0 contra a Austrália, no último sábado, no Estádio Nacional Mané Garrincha. Portugal, por sua vez, não terá o atacante Cristiano Ronaldo, com tendinite.