Os problemas com racismo continuam assombrando a Europa e parece que está crescendo cada vez mais. Na Polônia, dez jogadores brasileiros do Pogon Szczecin sofreram ofensas racistas por parte da torcida do Lechia Gdansk, em partida pela Copa da Polônia. Os torcedores atiraram bananas no campo durante a partida, vencida por 2 x 0 pelo Pogon.
O porta-voz do time, Piotr Baranowski, afirmou que o Pogon entrará com uma representação na Federação Polonesa de Futebol e na Fifa. “Esperamos ter o respaldo de outros clubes poloneses que utilizam jogadores estrangeiros. É necessário uma união para os atletas entenderem que a sociedade polonesa é fortemente contrária a este tipo de atos".
O próprio presidente do Lechia Gdansk, Blazej Jenek, já assumiu que o clube provavelmente será punido pelo acontecido. “Provavelmente seremos multados pela Fifa, mas vamos adotar medidas preventivas para que não se repitam estes incidentes".