“Esse é o melhor Irã da história”. Com esta frase, o técnico do time, Branko Ivankovi, esbanjou otimismo dias após o desembarque da delegação iraniana na cidade de Friedrichshafen, sede do time na primeira fase da Copa do Mundo. Resta saber se o “melhor” Irã conseguirá fazer frente a México, Portugal e Angola, no grupo D.
A maior preocupação de Ivankovic nos dias de preparação da equipe foi com a recuperação de três dos principais jogadores do elenco que estavam contundidos. O meia Ali Karimi e o ala Mehdi Mahdavikia garantem que estão prontos, enquanto o goleiro titular Mirzapour está confirmado.
Karimi, atleta do Bayern de Munique, ficou fora do amistoso que a seleção iraniana disputou contra um combinado de Friedrichshafen. Mahdavikia, do Hannover, sofreu uma lesão muscular na perna direita, enquanto o goleiro Ebrahim Mirzapour apresentou dores no joelho e cansaço.
Nos amistosos oficiais antes do Mundial, o Irã se deu bem. No primeiro jogo, dia 1º de março, a equipe derrotou a Costa Rica por 3 x 2; no dia 18 de maio, começou na frente, mas acabou empatando por 2 x 2 com a Croácia. O terceiro amistoso oficial foi contra Bósnia-Hezergovina e o placar foi elástico: 5 x 2 para os iranianos.