O zagueiro Marcão já tem data para seu novo julgamento por seu caso de doping. Depois de pegar 120 dias de gancho por ter sido pego no exame antidoping, o jogador do Internacional passará agora pelo Tribunal Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), no dia 27 de setembro, onde tentará ser absolvido de sua acusação.
O jogador foi suspenso por uso de finasterida, substância encontrada em remédios contra queda de cabelo. Apesar de não ser dopante, o remédio é proibido, pois – por ser diurético e aumentar a concentração da urina – pode mascarar outros tipos de doping, como a presença de anabolizantes na corrente sangüínea.
Marcão tem dois motivos para ter esperanças de ser absolvido. O primeiro foram as declarações do procurador do STJD, Paulo Schmidt, dizendo que o jogador pode ser liberado por utilizar a medicação por cinco anos e nunca ter sido pego em exames antidoping, além de ter a prescrição do médico do Atlético-PR, seu ex-clube.
Além disso, ele conta com o precedente aberto no caso do atacante Dodô, do Botafogo. Suspenso em primeira instância, também por doping, mas pelo uso de sibutramina, o jogador acabou sendo absolvido pelo Pleno. Os auditores consideraram que o jogador não teve a intenção de consumir a substância, encontrada em um remédio contaminado.