No dia 12 de julho, o Santos visitou o Palmeiras e conseguiu arrancar o empate em 1 a 1, no Allianz Parque, pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Na época, a igualdade manteve uma distância de seis pontos entre o líder Verdão e o Peixe, que era o quarto colocado. E no clássico que acontece neste sábado, às 19h30 (de Brasília), na Vila Belmiro, pela 33ª rodada da competição nacional, o roteiro é praticamente igual.
Com 67 pontos, o alviverde segue na ponta do Brasileirão. Enquanto isso, os comandados de Dorival Júnior continuam na quarta posição, com 58 pontos. Caso os santistas vençam o rival, diminuem a diferença entre eles para seis pontos, faltando cinco rodadas para o término do torneio nacional.
Apesar de admitirem que a conquista da taça é muito difícil, os santistas alimentam o sonho do título se apegando no retrospecto da equipe na reta final do primeiro turno. Após o empate contra o Palmeiras no Allianz Parque, o Peixe viu o rival tropeçar nas partidas seguintes e engatou uma sequência de quatro jogos sem derrota. Com isso, o clube conseguiu alcançar a liderança do Brasileirão após mais de 10 anos. A façanha aconteceu na 18ª rodada, depois de empatar em 1 a 1 com o Flamengo, na Arena Pantanal.
“Esse número não quer dizer que o segundo turno seja espelho, pois tínhamos 55% de aproveitamento e temos 60% hoje. Isso mostra que todas as equipes da frente aumentaram o aproveitamento. O campeonato está disputado, mas esse retrospecto abre uma possibilidade real de acreditar e muito. Esses 2% na matemática podem aumentar ainda mais lá na frente e crescer na reta final”, disse o técnico Dorival, ainda acreditando na conquista do Brasileirão.