Desde que chegou à Portugal para comandar a seleção nacional do país, o brasileiro Luiz Felipe Scolari virou ídolo, tanto de torcedores quanto de jogadores. Para o meia Simão, do Benfica, "ele trouxe auto-estima e fez os jogadores acreditarem em si. Ele é como a figura de um pai para nós. Sua experiência e apenas sua presença nos inspira".
Em entrevista coletiva, Simão também falou que está em ótima forma física e técnica, e vai disputar uma vaga no time titular. "Estou bem o suficiente para estar entre os titulares, acho que estou pronto, mas não posso responder pelo técnico". O jogador marcou dois gols no amistoso contra Luxemburgo. "Aqueles gols me fizeram bem. Sinto-me confiante e pronto para jogar".
Ele também falou sobre Luis Figo, principal jogador e capitão da seleção portuguesa, que chegou a se aposentar do time nacional, mas voltou atrás à pedido de Felipão. "Eu não acho que Luis Figo seja muito velho. No jogo contra Luxemburgo ele provou que ainda está em forma e ainda tem muita ambição. Só tenho coisas boas a dizer sobre ele. Ele ainda é muito importante para a equipe".
Felipão e seus comandados estréiam na Copa do Mundo da Alemanha contra a seleção de Angola, no dia 11 de junho, na cidade de Colônia, pelo grupo D do Mundial, que também conta com México e Irã.