Por precaução, o técnico da seleção holandesa, Marco van Basten, chamou ontem os meias Stijn Schaars e Níger de Jong para treinar com os demais jogadores que participarão da Copa do Mundo da Alemanha. O treinador tomou essa decisão por temer que algum dos cinco atletas machucados não se recupere até o início da competição.
Os meias Rafael van der Vaart e Phillip Cocu, o volante Wesley Sneijder, o zagueiro Kew Jaliens e o lateral-esquerdo Giovanni van Bronckhorst são os jogadores machucados que preocupam van Basten.
"Por enquanto, ninguém pode afirmar que algum desses jogadores será substituído até o início da Copa. Mas, é melhor preparar os substitutos", explicou ontem a Federação Holandesa de Futebol.
Stijn Schaars é meia do AZ Alkmaar e conquistou o Campeonato Europeu Sub-21 com a Holanda. Já Nigel de Jong, meia do HSV Hambourg, clube da primeira divisão do futebol holandês, estava na pré-lista de do técnico Van Basten para a Copa.
De acordo com o regulamento da Fifa, a Holanda poderá trocar os seus jogadores contundidos até 24 antes do primeiro jogo na Copa. A estréia dos holandeses será no dia 11, contra a seleção de Sérvia e Montenegro, em Leipzig, pelo grupo C. Completam a chave os selecionados da Argentina e Costa do Marfim.
A Holanda chegou a Hinterzarten, no sudoeste da Alemanha, com 25 jogadores no elenco. Os holandeses foram recebidos no aeroporto de Lahr por uma multidão de estudantes vestidos de laranja e exibindo bandeiras do país.
A delegação seguiu de ônibus até o Parkhotel Adler de Hinterzarten, uma cidade cercada de florestas, a poucos quilômetros de Freiburg.
Van Basten comandará hoje o primeiro treino no Badenova Stadion, campo do Freiburg. (Agência Estado)