Os três primeiros colocados do Campeonato Brasileiro entrarão em campo no mesmo horário neste domingo (18h10 de Brasília). Mas como o Vasco está a cinco pontos de
distância de São Paulo e Botafogo, a briga pela liderança nesta rodada está restrita ao Tricolor e ao Glorioso – ambos têm 31 pontos, com vantagem para os cariocas no saldo de gols (14 a 11).
Para chegar à ponta da tabela, portanto, a equipe paulista não depende só de si. Além da dificuldade de enfrentar o Grêmio (quinto colocado) no Estádio Olímpico, terá de torcer por um
tropeço do Botafogo diante do Paraná, em Curitiba. E para aumentar o clima de rivalidade, na rodada seguinte a tabela reserva justamente o duelo entre são-paulinos e botafoguenses.
Antes da vitória sobre o Juventude nesta quinta-feira, o zagueiro Alex Silva não escondeu a torcida contra o alvinegro carioca.
– É sempre bom secar, até porque eles também devem estar nos secando. Se tropeçarem, o São Paulo tem tudo para terminar o primeiro turno na frente – comentou.
Faltam apenas três rodadas para o fim do primeiro turno. Depois de Grêmio e Botafogo, o Tricolor terá pela frente o Atlético-PR. Já o Glorioso encara Paraná, São Paulo e depois fecha a
série contra o Figueirense fora – vale lembrar, no entanto, que os botafoguenses têm um jogo a menos, frente ao Corinthians. Em casa, os alvinegros pegam o Timão logo após o duelo contra o Figueira.
Ou seja, para terminar o primeiro turno na liderança, os são-paulinos precisam manter o embalo das últimas quatro vitórias consecutivas e praticamente não perder pontos nesta reta final. E para o duelo deste domingo, uma motivação a mais é o fato de o time ter sido eliminado da Copa Libertadores no primeiro semestre justamente pelo Grêmio, após vitória por 1 x 0 no Morumbi e derrota por 2 x 0 no Olímpico.
Os duelos contra os gaúchos, aliás, foram os dois primeiros de Dagoberto com a camisa tricolor. Recuperado de uma contratura muscular na coxa esquerda, o atacante pode ser a novidade do
técnico Muricy Ramalho para a partida – o jogador voltou a treinar com bola na última quarta-feira.
Omeia Jorge Wagner, que cumpriu suspensão contra o Juventude e deu lugar a Hugo, deve voltar ao time do São Paulo. E as dúvidas de Muricy aumentam ainda mais porque não há jogadores suspensos para domingo.
O Grêmio terá o desfalque do lateral-esquerdo Anderson Pico, expulso na derrota por 1 x 0 para o Figueirense, em Florianópolis, na última quinta-feira, mas contará com a volta do volante
Gavilán após cumprir suspensão. As novidades podem ser as estréias do lateral-direito colombiano Bustos e do volante Eduardo Costa, cujas documentações já estão regularizadas.
O atacante Marcel, contratado junto ao São Paulo, terá que esperar mais um pouco para estrear pelo time gaúcho porque os paulistas não liberaram a documentação do atleta ainda, com o intuito de evitar que ele enfrente a ex-equipe. Outro atacante, Tuta, será reavaliado por causa da lesão no joelho, mas dificilmente estará em campo.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO-RS X SÃO PAULO-SP
Local: Estádio Olímpico Monumental, em Porto Alegre (RS)
Data: 5 de agosto de 2007, domingo
Horário: 18h10 (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Assistentes: Gilson Bento Coutinho e José Amilton Pontarolo (PR)
GRÊMIO: Saja; Bustos, William, Pereira e Patrício; Gavillan, Sandro Goiano,
Diego Souza e Tcheco; Carlos
Eduardo e Douglas
Técnico: Cláudio Duarte
SÃO PAULO: Rogério Ceni; Reasco, Alex Silva (Edcarlos), Miranda e
Richarlyson; Hernanes, Josué, Souza e Jorge Wagner; Leandro (Dagoberto) e Borges
Técnico: Muricy Ramalho