Menu
Futebol

São Paulo bate o Grêmio e assume a ponta do Brasileiro

Arquivo Geral

05/08/2007 0h00

Depois de quatro rodadas na cola do Botafogo, o São Paulo conseguiu, enfim, ultrapassar o time carioca e alcançar a liderança do Campeonato Brasileiro, agora com 34 pontos. A conquista veio após a vitória por 2 x 0 sobre o Grêmio, em pleno estádio Olímpico, pela 17ª rodada do certame.

O Grêmio, por outro lado, se distancia um pouco mais da desejada região dos quatro classificados para a próxima Copa Libertadores. Isso porque, com o resultado negativo neste domingo, em casa, o time de Mano Menezes caiu para a nona colocação, com 25 pontos.

O São Paulo, então, começou melhor e conseguiu o primeiro gol logo aos dois minutos de jogo. A defesa gremista tentou armar uma linha de impedimento e deixou Borges receber um bom lançamento no meio da área e chutar na saída do goleiro Saja: 1 a 0.

Assim, com a vantagem no placar, o São Paulo ditou as regras da partida. Enquanto o time paulista apertava a marcação para investir nos contra-ataques, o Grêmio ia todo para cima do adversário para chegar ao gol de empate ainda no primeiro tempo.

A pressão do time da casa quase surtiu efeito aos 23 minutos, quando Everton fez boa jogada individual pelo lado direito do ataque e cruzou para a área. Lá, Tuta quase deixou tudo igual em Porto Alegre, mas a bola correu demais e o atacante não conseguiu balançar as redes.

Dessa forma, as equipes passaram grande parte do tempo disputando a posse de bola na intermediária. O problema é que ambos os times abusavam da violência em alguns lances, o que provocou a aplicação de quatro cartões amarelos – três do São Paulo e um do Grêmio – ainda antes do intervalo.

Já na segunda etapa, as duas equipes decidiram deixar de lado a violência e passaram a chegar com maior perigo ao gol. O Grêmio, então, voltou a pressionar em busca do gol de empate. Aos 13, Patricio avançou pela direita e cruzou para Diego Souza que, de cabeça, obrigou boa defesa de Rogério Ceni.

Dez minutos depois, o São Paulo chegou ao segundo gol, com Borges, mas o árbitro Heber Roberto Lopes anulou o tento alegando impedimento do atacante são-paulino. Contudo, o Grêmio quase conseguiu seu objetivo aos 35 minutos, quando o colombiano Bustos, estreante no Grêmio, cobrou falta de longe. Rogério Ceni fez grande defesa.

Aos 43, porém, o Grêmio errou a saída de bola e Diego Tardelli, que havia acabado de entrar no lugar de Borges, arriscou da entrada da área para ampliar para o São Paulo, decretando o resultado positivo e confirmando a ascensão do time à liderança do Campeonato Brasileiro.

Agora, na próxima rodada, o São Paulo tentará defender a primeira colocação justamente contra o antigo líder, o Botafogo. A partida será disputada na próxima quarta-feira, no Maracanã. No dia seguinte, o Grêmio tenta se recuperar diante do América-RN, novamente no Olímpico.

< !-- /hotwords -- >

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado