Menu
Futebol

Santos visita o Grêmio de olho no topo da tabela

Arquivo Geral

30/05/2006 0h00

Voltar à liderança. Esse é o objetivo do Santos nesta quarta-feira, quando enfrenta o Grêmio, em Porto Alegre, pelo Campeonato Brasileiro. Já o Tricolor gaúcho sonha em manter a ascensão e se aproximar da zona de classificação para a Copa Libertadores. Para superar o adversário no estádio Olímpico, o técnico Vanderlei Luxemburgo faz mistério e só anunciará a escalação no momento da partida.

O segredo do treinador está na parte tática: 3-5-2 ou 4-4-2. Depois de bater o Corinthians adotando os três zagueiros, o treinador desconversa ao ser questionado sobre o esquema que utilizará. "Vocês (jornalistas) vão ver na hora do jogo", despista. Se preferir voltar ao 4-4-2, Luxemburgo sacará Ávalos para a entrada de Wellington Paulista, que cumpriu suspensão na rodada passada.

Além da possível mudança no esquema, Luxemburgo também pode promover uma alteração na defesa. Domingos, que é mais utilizado pelo treinador em campos com maior dimensão, deve ganhar a vaga de Ronaldo, requisitado para partidas em estádios pequenos.

Apesar das duas vitórias seguidas do Grêmio no Brasileirão, os jogadores do Santos mantêm a confiança para buscar um resultado positivo em Porto Alegre. O lateral-esquerdo Kléber reconhece a força do Tricolor gaúcho no Olímpico, mas destaca que o Peixe tem condições de buscar um resultado positivo.

"Será um jogo difícil, como sempre foi. O Grêmio tem uma força muito grande jogando lá. Mas temos como chegar ao Olímpico e fazer um grande jogo", afirmou. Com 17 pontos, o Peixe espera vencer fora de casa para poder voltar à ponta, dependendo também de possíveis tropeços dos líderes Fluminense e Cruzeiro.

Diferente do Peixe, o Grêmio não tem mistério para a partida. Com duas vitórias consecutivas no Brasileirão, o técnico Mano Menezes já tem o time pronto para o jogo. Desta vez não há dúvida em relação ao esquema ou à escalação, com o treinador gremista fazendo valer um dos ditados mais comuns do futebol: "time que ganha não se mexe".

Com este dogma, o Tricolor entrará em campo com a mesma equipe que venceu o Palmeiras no Parque Antártica. A única mudança será realizada na defesa onde Evaldo, expulso, sai da equipe dando lugar a Maidana.

A meia cancha da equipe será repetida, com a presença de Tcheco na equipe desde o início do jogo. Lucas e Sandro seguem realizando a proteção da defesa, com Lucas encarregado também de realizar a ligação com o ataque.

O setor ofensivo seguirá com apenas Ricardinho sendo referência, enquanto Ramon, destaque dos últimos jogos, e Hugo, autor do gol da vitória contra o Palmeiras, se revezarão no ataque, em auxílio ao companheiro.

Depois das vitórias sobre Goiás e Palmeiras, da saída da zona do rebaixamento e da chegada à área da Copa Sul-americana, o assunto Libertadores voltou aos corredores do Olímpico. Com 11 pontos ganhos, o time está a apenas seis de chegar à zona de classificação.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado