Santos e Palmeiras fazem aquele que pode ser considerado o mais importante clássico dos regionais nesta rodada. Mesmo a mais de mil quilômetros de distância, dois jogadores que atualmente integram o futebol candango estarão ligados na partida da Vila Belmiro, onde a bola rola a partir das 22h.
Baiano, volante do Gama e Lopes, meia do Brasiliense, fizeram parte dos elencos das duas equipes e guardam com carinho lembranças pelas passagens. Baiano, por exemplo, ajudou o Peixe a conquistar o Torneio Rio-São Paulo, em 1997. Lopes, por sua vez, foi o artilheiro do Verdão na Libertadores quatro anos depois, em 2001. Os dois, inclusive, chegaram a se enfrentar quando o meia defendia o Palmeiras e o volante jogava pelo Santos.
Hoje, os dois, que continuam acompanhando ambas as equipes, seguem com o coração dividido quando o assunto é quem vai vencer a partida.
“Estava acompanhando antes de voltarmos a jogar. Vi que o Palmeiras estava contratando vários jogadores bons, de qualidade e acredito que esse vai ser o ano do clube por tudo o que vem sendo investido. Também tive alegrias no Santos, onde joguei em 2004, mas meu coração é Palmeiras”, revela Lopes.
Morador da baixada
Quando não está em Brasília, cidade onde morou nos últimos anos por ter defendido Brasiliense e Gama, Baiano vive em Santos. Mas nem isso faz com que ele garanta que torcerá pelo Peixe. Na verdade, o resultado que ele espera é, de certa forma, curioso.
“Sou muito dividido e costumo dizer que torço pelo Santos e pelo Palmeiras. Por se tratar de um jogo na Vila Belmiro, acho que o Santos é favorito. O time vem vivendo boa fase, com o Robinho e o Ricardo Oliveira. Mas não vou torcer por ninguém, acho que o empate vai ser o melhor resultado”, diverte-se o jogador que já vestiu diversas camisas ao longo da carreira.
Memórias
Trajetórias de sucesso
Baiano tem um certo caso de amor com o Santos. Isso porque o jogador, que iniciou a carreira atuando como lateral-direito, deu o pontapé inicial na vida profissional no futebol jogando no Peixe, em 1996.
Foram três anos no alvinegro praiano, antes de se transferir para a Matonense, em 1999. Depois da saída, Baiano ainda voltou à equipe da Vila Belmiro em outras duas oportunidades: 2000 e 2007.
Ele ainda colecionou passagens por times estrangeiros. Além do Boca Juniors, ele também fez parte do elenco do Rubin Kazan, da Rússia e do Atlético Nacional, da Venezuela.
Lopes também é um jogador com forte identificação com a camisa do Palmeiras. Ele precisou de apenas uma passagem no clube, entre 2000 e 2002, para cair nas graças da torcida.
Ao todo, foram 100 apresentações com a camisa do time do Parque Antártica, com nada menos que 28 gols anotados.
Diretoria corre para ter Dorival
O Santos espera sacramentar a contratação de Dorival Júnior hoje. Ele substituiria Enderson Moreira, demitido na semana passada por causa de atritos com a diretoria.
O presidente Modesto Roma Júnior tem reunião marcada com o treinador que estava na Europa até a semana passada. No clássico contra o Palmeiras, a equipe será dirigida pelo interino Marcelo Fernandes.
O acerto está em andamento. Nos primeiros contatos, Dorival queria montar uma nova comissão técnica, algo que o Santos não aceita. O clube já tem profissionais como o preparador físico Carlito Macedo e o preparador de goleiros Arzul, por exemplo, e não pretende abrir mão deles.
Modesto aceita que Dorival venha para o clube com dois auxiliares, mas estabeleceu um teto de R$ 200 mil para gastar com a chegada do novo treinador.
Conselheiros ligados ao presidente argumentam que mesmo esse dinheiro está acima do que o Santos pode pagar. Enderson recebia cerca de R$ 150 mil mensais. A dívida do Santos estaria na casa dos R$ 370 milhões.