Os santistas que disputaram o último Campeonato Brasileiro consideram que o time só deixou de brigar pelo título por perder muitos pontos fora de casa. Em 2007, o Peixe já conseguiu vencer Atlético-PR e Juventude como visitante, porém ainda não somou três pontos dentro da Vila Belmiro.
Nas duas partidas que fez em seu estádio, o Santos sofreu 3 x 2 do América-RN e empatou por 1 x 1 com o Corinthians, em ambas dividindo-se entre Brasileirão e Taça Libertadores da América. A derrota para o time nordestino, inclusive, é até hoje lamentada pelo técnico Wanderley Luxemburgo, que duvida do sucesso do adversário na Série A.
Nos dois próximos finais de semana, no entanto, o Peixe pretende mudar seu retrospecto como mandante. Terá pela frente adversários difíceis, o rival São Paulo e o algoz Grêmio, mas aposta em voltar a fazer da Vila Belmiro uma arma. “São dois jogos em casa, em que o torcedor vai para nos apoiar. Precisamos aproveitar para subir na tabela, o que dá uma motivação diferente para os jogadores”, comentou o lateral-direito Alessandro.
O zagueiro Domingos concorda com o companheiro. Ele lembra que a Vila Belmiro costuma intimidar os rivais do Santos. “Em casa, perdemos para o América, quando não jogamos bem, mas isso faz parte do passado. É bom que nossos próximos jogos sejam na Vila, pois todo mundo que vem jogar aqui respeita mais a nossa equipe. Será importante para essa seqüência de vitórias que almejamos no Campeonato Brasileiro”, afirmou.
Apesar da confiança de seus jogadores na magia da Vila, o Peixe terá que jogar uma vez a menos em sua casa no Brasileirão. Em virtude de um tênis arremessado no gramado durante o clássico com o Corinthians, o STJD puniu o clube com a perda de um mando de campo nesta terça-feira. A sanção será cumprida contra o Botafogo, em 14 de julho, partida que deverá ter portões fechados.