Pensando na semifinal da Copa do Brasil, onde irá enfrentar o Fluminense a partir da próxima quarta, o técnico Renato Gaúcho mandou uma equipe mista a campo no Olímpico e viu seus comandados derrotarem os donos da casa por 2 x 1. Patrício abriu o placar para o Grêmio, e Éder e Pereira, contra, decretaram a virada carioca.
O jogo
O Grêmio começou o jogo com tudo e logo aos três minutos abriu o placar, em um lance polêmico. O lateral-direito Patrício cruzou da direita e a bola bateu no braço do zagueiro Ives, dentro da área do Vasco. O árbitro Cleber Abade marcou pênalti. Na cobrança, o lateral-direito Patrício deslocou Cássio para fazer 1 x 0 para o Tricolor gaúcho.
O empate do Vasco, porém, não demorou muito para acontecer. Aos seis minutos, Ramón cobrou falta da esquerda sofrida por Faioli e o zagueiro Éder, dentro da pequena área, se antecipou ao goleiro Galatto para desviar para o fundo do gol do Grêmio e determinar o empate cruzmaltino.
Quando as duas equipes se conformavam em ir para o intervalo com o empate, o Vasco conseguiu o seu segundo gol em um lance que contou com a sorte. Aos 38 minutos, o meia Alberoni fez jogada individual pela esquerda e cruzou rasteiro. O zagueiro Pereira tentou afastar, mas pegou mal na bola, que encobriu Galatto antes de entrar no gol. O árbitro, porém, acabou dando o gol para Alberoni. Os gaúchos pressionaram muito durante o segundo tempo, mas não conseguiram reverter a pressão em gols.
Com o resultado, o Vasco chega aos oito pontos e confirma a boa fase do time. O Grêmio, por sua vez, não consegue mostrar o mesmo fôlego demonstrado na estréia do Brasileirão, quando venceu o Corinthians, atual campeão nacional. O time gaúcho segue com apenas três pontos ganhos e já está na zona de rebaixamento para a Série B em 2007.
Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Grêmio irá até o Rio de Janeiro no sábado, quando irá enfrentar o Botafogo, no Marcanã. O Vasco, por sua vez, enfrenta o Goiás, domingo, no Serra Dourada. Antes, porém, encara o Fluminense, quarta-feira, no Maracanã, no primeiro jogo das semifinais da Copa do Brasil.