Wanderley Luxemburgo recebeu a notícia que aguardava havia semanas durante treinamento coletivo desta terça-feira, no CT Rei Pelé. Luiz Henrique de Menezes, gerente de futebol do Santos, anunciou ao treinador que o atacante Kléber Pereira finalmente estava registrado na Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
De imediato, Luxemburgo sacou do time titular o zagueiro Adaílton, que já cumpriu os três jogos de suspensão impostos pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), para promover a entrada de Kléber. Ele provavelmente formará dupla de ataque com Marcos Aurélio no clássico desta quinta-feira, contra o Palmeiras.
No fim da tarde, o Boletim Informativo Diário (BID) da CBF confirmou a liberação de Kléber, encerrando novela que se arrastava desde o início do mês. Cobiçado pelo próprio Palmeiras antes de acertar com o Santos, o atacante só poderia defender o clube da Vila Belmiro em 3 de agosto, quando abre a janela para transferências internacionais.
Kléber venceu o primeiro entrave com uma liminar obtida na Justiça do Trabalho. O problema, então, passou a ser o América, seu ex-clube. Os mexicanos não se conformaram em perder o jogador de graça para o Santos, e a Federação de Futebol do país atrasou o envio da confirmação da transação.
Em concordância com os discursos que faziam desde a chegada de Kléber ao Peixe, os demais jogadores do clube demonstram ansiedade pela estréia do companheiro. “É mais um atacante de área. Isso é importante para nós, porque não tínhamos muitos atletas com essas características. Além disso, ele é experiente”, elogiou o meia Pedrinho.
Com Kléber à disposição, Luxemburgo deverá abrir mão do 3-5-2 contra o Palmeiras. O xará do atacante, o lateral-esquerdo Kléber, já retornou da Copa América e voltará ao time titular. Adriano, livre de suspensão, será o substituto do machucado Maldonado no meio-campo, enquanto Rodrigo Tabata e Pedrinho seguem na armação.
A provável escalação do Santos para o clássico desta quinta-feira é a seguinte: Fábio Costa; Alessandro, Marcelo, Domingos e Kléber; Rodrigo Souto, Adriano, Rodrigo Tabata e Pedrinho; Marcos Aurélio e Kléber Pereira.