Sete anos depois, o Real Madrid voltou a disputar uma partida pelas quartas de final da Copa dos Campeões da Europa. Nesta terça-feira, atuando no Estádio Santiago Bernabéu, o time merengue não decepcionou a sua torcida e deu um importante passo para alcançar as semifinais da competição ao golear o Tottenham por 4 a 0, com gols marcados por Adebayor (dois, ambos de cabeça), Dí Maria e Cristiano Ronaldo.
Novato nesta fase da Copa dos Campeões, o Tottenham foi pressionado desde o início da partida e ficou em desvantagem no placar logo aos quatro minutos, após sofrer uma cabeçada certeira do jogador togolês depois de uma cobrança de escanteio. Para piorar a situação, o clube inglês teve o atacante Crouch expulso de campo aos 14 minutos, quando o ‘grandalhão’ deu um carrinho em Marcelo e recebeu o seu segundo cartão amarelo no jogo.
Apesar de ser melhor em campo, o Real Madrid apresentou deficiências na criação das jogadas e não conseguiu ampliar o placar no primeiro tempo, mesmo com algumas chances criadas. No segundo tempo, porém, o time merengue ampliou a sua vantagem e transformou a vitória em goleada com tentos de Adebayor (novamente de cabeça), Dí Maria e Cristiano Ronaldo.
No próximo dia 13, o Tottenham será o mandante da partida de volta do confronto, que será disputada em White Hart Lane. Para conseguir a classificação inédita, o clube inglês terá que vencer por cinco gols de diferença caso o Real marque um gol na casa inglesa. Se vencerem por 4 a 0, os Spurs levarão a decisão para os pênaltis. Para o Real Madrid, a grande vantagem obtida aproxima a equipe das semifinais, fase que não alcança desde 2003.