O time do Fluminense está praticamente definido para o clássico do próximo domingo, às 18h30 (de Brasília), contra o Botafogo, no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. A única dúvida, porém, parece cada vez mais longe de ser desfeita, com o técnico Carlos Alberto Parreira alimentando o mistério: ainda não dá para saber quem será o goleiro titular no duelo contra os botafoguenses.
Na semana passada, Fernando Henrique, então absoluto na posição, foi afastado por causa dos incidentes envolvendo a invasão de vândalos no treino nas Laranjeiras. Um amigo do jogador foi acusado de ter feito disparos com arma de fogo para acabar com o tumulto. Além disso, a diretoria não gostou de declarações dadas pelo arqueiro comentando o episódio. Ricardo Berna então assumiu a camisa 1 no empate por 1 a 1 com o Náutico e teve uma atuação em Pernambuco elogiada pela comissão técnica.
Quando a dúvida parecia apenas entre os dois, eis que no coletivo realizado na manhã desta quinta-feira Parreira escalou Rafael, o terceiro goleiro, entre os titulares. Rafael foi contratado no início do ano e era apontado como favorito para brigar com Fernando Henrique pela posição. Mas Ricardo Berna sempre foi apontado como o segundo goleiro, desde os tempos de René Simões. A princípio, Rafael foi testado em uma tentativa de Parreira de iludir ainda mais a imprensa, já que a disputa pela posição deverá ficar mesmo entre os outros dois.
Outra novidade no treino desta quinta-feira foi a presença do atacante Leandro Amaral, que participou normalmente das atividades, mostrando estar recuperado de uma entorse no tornozelo direito. Ele deverá ficar no banco de reservas diante dos botafoguenses. Quem segue de fora é o volante Diguinho, que está aprimorando a forma física e só deverá retornar contra o Grêmio, na sexta rodada do Brasileirão. O jogador, que estava sofrendo com pneumonia e tuberculose, se recuperou desses males, mas agora luta contra um incômodo na coxa esquerda.
Pelo que se viu no treino desta quinta-feira, salvo a dúvida no gol, o Fluminense deverá entrar em campo neste domingo com a seguinte formação: Ricardo Berna (Fernando Henrique ou Rafael), Diogo, Cássio, Edcarlos e João Paulo; Wellington Monteiro, Fábio Santos, Marquinho e Conca; Thiago Neves e Fred. Nesta sexta-feira o elenco volta a treinar na parte da tarde e no sábado pela manhã vai acontecer um recreativo, que vai anteceder ao período de concentração.