Menu
Futebol

Prefeitura garante que ‘Museu Pelé’ na camisa do Santos saiu de graça

Arquivo Geral

29/04/2015 12h45

Em meio a uma de suas piores crises financeiras, o Santos Futebol Clube aproveitou o grande momento de visibilidade do time nas últimas semanas, em função da disputa das finais do Campeonato Paulista, para buscar novos patrocinadores. No entanto, segundo a Prefeitura Municipal, não houve qualquer pagamento para a divulgação da marca ‘Museu Pelé’ no espaço nobre da camisa alvinegra.

“A Prefeitura não patrocinou, nem repassou dinheiro público de forma direta ou indireta ao Santos Futebol Clube. O apoio ao SFC é apenas institucional. Não há qualquer tipo de acordo ou compromisso presente ou futuro de repasses de verbas públicas ao clube”, garante a breve nota oficial da Administração.

Apesar de negar veementemente qualquer acordo que determine o repasse de dinheiro aos cofres de um clube de futebol, a mesma Administração, governada pelo Prefeito Paulo Alexandre Barbosa, paga para divulgar a marca ‘Museu Pelé’ em outros meios, como sites, na internet, e banners.

Com exceção das finais do Campeonato Estadual, apenas uma partida do Santos na competição foi transmitida pela TV aberta: o clássico contra o Corinthians, disputado em Itaquera no último dia 5. À época, o time da Vila Belmiro aproveitou o momento favorável e fechou dois acordos pontuais.

Da mesma forma, o departamento de marketing foi ao mercado para negociar espaços no uniforme para as duas finais do Campeonato Paulista, contra o Palmeiras, jogos transmitidos em TV aberta. Cinco empresas estamparam suas marcas na camisa do Peixe no último domingo e os mesmos acordos são válidos para o jogo do próximo domingo, na Vila Belmiro. O clube receberá quase R$ 400 mil para estampar marcas nos shorts, omoplatas e barra da camisa.

Entretanto, o clube dirigido por Modesto Roma Jr confirma que não recebeu e nem receberá um centavo da Prefeitura Municipal pela divulgação do ‘Museu Pelé’, que é um patrimônio público, na área destinada aos patrocinadores másters, espaço mais valioso do uniforme de qualquer time de futebol.

O Museu Pelé foi inaugurado dia 15 de junho, três dias após a abertura da Copa do Mundo de 2014, disputada no Brasil, e até hoje nunca correspondeu às expectativas. O acervo de Edson Arantes do Nascimento, maior jogador de futebol de todos os tempos, não tem levado o público esperado ao Centro de Santos e antes mesmo de completar um ano de funcionamento, o Museu Pelé já apresentava déficit de pouco mais de R$ 70 mil por mês.

O local é gerido pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) AMA Brasil e teve um investimento de R$ 50 milhões dos governos Estadual, Federal e da iniciativa privada.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado