Será assim neste sábado, às 16h, contra o Gama, quando a equipe começará do zero novamente o sonho de voltar à divisão de elite. Edinho resolveu deixar o comando lusitano após a boa vitória e a partida no Mané Garrincha marca a estréia de Luis Carlos Barbieri como técnico da Rubro-verde.
Ainda em fase de adaptação, o novo treinador já reconheceu que a partida em Brasília é vista como uma espécie de “reconhecimento”. "Ainda estou em fase de conhecimento de plantel", afirmou. Por isso mesmo Barbieri não inovará em sua estréia, mantendo a base de seu antecessor. O problema é que três participantes da goleada de 4 x 0 sobre o América não estarão em campo.
Diogo está servindo a seleção sub-20 e fica fora por quatro rodadas. Fabrício foi condenado pelo STJD e pegou dois jogos de gancho. Leonardo, titular na lateral esquerda, sentiu dores no púbis e foi vetado pelo departamento médico. Mas Barbieri não recebeu apenas más notícias.
Após muita insistência nos bastidores, finalmente o volante Bruno Lazaroni está liberado e confirmado na equipe titular. Outro estreante será o recém-contratado Joãozinho Neto, bom conhecedor do rival deste sábado, pois chega com o rótulo de artilheiro do Campeonato Metropolitano pelo Brasiliense.
"Trabalhei forte desde o dia que cheguei e espero ajudar a Portuguesa vencer" afirmou Joãozinho Neto. O objetivo de Barbieri é conseguir no mínimo quatro pontos nas próximas duas rodadas, na qual a Portuguesa será visitante – contra Gama e Santo André. Finalmente com o elenco pronto, resta apenas o grupo assimilar o estilo do novo comandante.
"Ele (Barbieri) está trabalhando bastante e posicionando da equipe, o que é importante. No último jogo, os gols saíram e queremos fazer agora dois bons jogos fora de casa para embalarmos no campeonato – promete o meia Cléber, maior destaque da goleada sobre os potiguares.
Na 12ª colocação, com cinco pontos, um a mais que a Portuguesa, o Gama vive um momento bastante agitado para encarar a Rubro-verde. Mesmo assim, o técnico Vitor Hugo tenta concentrar seu elenco apenas para a partida, esquecendo os problemas extra-campo. Apesar do clube ter anunciado uma série de reforços durante as semanas, as novidades devem ser poucas para enfrentar a Lusa.
Marcelo Goianira, suspenso pelo terceiro amarelo, deve ceder sua vaga na lateral-direita para Patrick, recuperado de contusão. Ximba e Renaldo, reforços contratados junto ao Iraty-PR e liberados pela CBF, devem ficar à disposição.
GAMA x PORTUGUESA
Data: 13 de maio de 2006, sábado
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Marcelo Rufino Santos (MG)
Assistentes: Jair Albano Felix e Eduardo Henrique Campos (ambos de MG)
Técnico: Vitor Hugo
Técnico: Luis Carlos Barbieri