Mesmo jogando fora de casa, a Portuguesa venceu o Paulista por 2 x 0 nesta terça-feira à noite, em Jundiaí. Com o resultado, o time da capital chegou a 39 pontos e trouxe de volta a confiança de sua torcida, que segue sonhando com a permanência na Série B. A três rodadas do término do campeonato, o Paulista perdeu grande chance de entrar na zona de classificação para a Série A. Surpreendido pela marcação forte e adiantada da Lusa, o time de Jundiaí fez uma partida ruim e ficou com 54 pontos na tabela de classificação.
Souza, de fora da área, e Leonardo Silva, de cabeça, marcaram os gols da Portuguesa. Graças a eles, a Lusa conseguiu sair da lanterna e subir três posições na tabela. Na sexta-feira, o Paulista vai até o Pará, enfrentar o Remo. A Portuguesa volta a jogar no sábado, contra o Ceará, no Canindé.
O Paulista entrou em campo prometendo pressionar e mexer no placar o mais rápido possível. O planejamento do técnico Vágner Mancini, no entanto, não funcionou e a Portuguesa ficou com espaço para surpreender. Aos 3 minutos, Souza recebeu a bola no meio-campo, preparou a jogada e deu um chute muito forte de longa distância. A pancada acertou o ângulo do goleiro Vitor, que nada pôde fazer para evitar o pior.
A Lusa continuava a chegar com velocidade e Giancarlo quase marcou o segundo para o time da capital. Sem mobilidade e muito marcado, o Paulista não conseguia causar medo ao gol de Tiago. Aos poucos o time da casa encaixou o seu jogo e passou a mostrar maior criatividade no meio-campo. O time visitante apostava nos contra-ataques e logo conseguiu ampliar a vantagem.
Aos 22 minutos, quando o time de Jundiaí buscava o empate, Souza novamente cruzou na medida. Leonardo Silva entrou de cabeça e fez 2 x 0 para a Portuguesa. O zagueiro-artilheiro foi comemorar junto ao banco de reservas.
Apesar da desvantagem no placar, a torcida de Jundiaí apoiou seu time. Aos gritos de “Olê, Galô”, a equipe da casa foi ao ataque desordenadamente, errando muitos passes. Wilton Goiano, da Portuguesa, seguia puxando bons contra-ataques pela direita.
Após o intervalo, o Paulista voltou com mais vontade, mas a defesa da Portuguesa seguiu bem postada. Aos 15 minutos, Vágner Mancini resolveu arriscar mais e escalou o atacante Pena no lugar do lateral Marco Aurélio.
Marcelo Oliveira se enroscou com a zaga da Lusa dentro da área e a torcida pediu pênalti. O árbitro mostrou cartão amarelo ao jogador do Paulista por simulação. Buscando o empate apenas com vontade, o Paulista se perdeu taticamente. A Lusa de Vágner Benazzi só administrava os dois gols de vantagem e procurava segurar a bola em seu ataque quando era possível. O placar permaneceu inalterado até o apito final.