O Vasco já irá começar o Campeonato Carioca de 2010 com um revés: terá dois desfalques no início do Estadual do ano que vem. Isso porque o atacante Rodrigo Pimpão e o zagueiro Leonardo foram punidos pelo de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ), mas como o Cruzmaltino não atua mais no torneio regional deste ano, os atletas terão que cumprir na edição do ano que vem.
Rodrigo Pimpão foi punido com um jogo de suspensão devido a um lance ocorrido no jogo contra o Botafogo pela semifinal da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca. Ele respondeu ao artigo 253 (Praticar agressão física contra o árbitro ou seus auxiliares, ou contra qualquer outro participante do evento desportivo) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Já o zagueiro Leonardo foi suspenso por três partidas, devido à sua expulsão no clássico.
Na edição deste ano do Campeonato Carioca, o Vasco teve dois turnos distintos. Na Taça Guanabara, nem se classificou para as semifinais. Já na Taça Rio, o Cruzmaltino venceu todos os jogos que disputou na fase de pontos corridos e se classificou com grande para moral para as eliminatórias que levariam às finais. Só que perdeu de goleada (4 a 0) para o Botafogo e não teve oportunidade de disputar a final do turno e, consequentemente, do Estadual.