Além de acertar novas contratações, a direção do Botafogo corre para renovar os contratos dos jogadores que disputaram o último Nacional pela equipe da estrela solitária.
Entre eles encontra-se o apoiador Joílson, que tem como principal característica a versatilidade, que o permitiu disputar diversos jogos como lateral-direito em 2006. Segundo o empresário do atleta, Eduardo Uram, as negociações para a permanência de Joílson no Botafogo avançaram, mas ainda faltam pequenos detalhes para o acerto por mais uma temporada.
A permanência de Joílson passa a ser encarada como fundamental pela diretoria do Botafogo, pois o clube está sem laterais. Dos que estavam nesta temporada em General Severiano, Ruy e Dida foram liberados, Júnior César foi para o Fluminense e Bill acertou a transferência para o Ituano-SP.
Joílson poderia começar 2007 improvisado pelo lado direito. Além de Iran, o Alvinegro quer trazer mais dois laterais. Um nome que ganha força é o de Marcos Tamandaré, que fez grande campanha pelo lado direito do Sport-PE na Série B do Campeonato Brasileiro.
Atualmente o Botafogo já tem em seu elenco para a próxima temporada os goleiros Lopes, Max e Júlio César; os zagueiros Juninho, Asprilla, Igor e Rafael Marques; os volantes Juca, Claiton, Thiago Xavier, Leandro Carvalho e Túlio; os meias Diguinho, Lúcio Flávio, Zé Roberto, Magno, Jorge Henrique e Jougle; e os atacantes Reinaldo, Jefferson Feijão e Felipe Bastos. Porém alguns desses nomes como Rafael Marques, Thiago Xavier, Leandro Carvalho, Jefferson Feijão e o próprio Claiton podem virar moeda de troca.
Nos planos da diretoria o acerto com três laterais (dois se Iran for confirmado), um zagueiro, um volante e dois atacantes. A meta dos dirigentes é atender ao pedido feito pelo técnico Cuca e ter o plantel para 2007 definido nos primeiros dias de janeiro, quando começa a pré-temporada, que será realizada em Vitória (ES).