O técnico do Fluminense, Paulo César Gusmão, admitiu nesta quarta-feira que a situação do time no Campeonato Brasileiro é complicada. Faltando oito rodadas para o término da competição, o Tricolor aparece com 34 pontos, próximo da zona de rebaixamento, e tendo perdido os últimos quatro jogos. Para evitar a queda, que foi o principal vilão do clube na década de 90, Gusmão aposta em um trabalho de muita tranqüilidade.
"Vamos procurar fazer o melhor para o Fluminense e com o apoio de todos que gostam do clube. Sabemos que o momento é de turbulência e que as coisas não estão saindo conforme o esperado. Portanto, apenas com tranqüilidade e muito equilíbrio que vamos saber sair desta situação. É preciso vencer os próximos jogos até mesmo para que a tranqüilidade venha, já que é bem melhor você trabalhar os erros na vitória do que na derrota", afirmou PC Gusmão.
Tentando afastar qualquer tipo de polêmica, o treinador esclareceu a suposta divergência entre ele e a diretoria sobre a possível permanência do elenco no Rio Grande do Sul após a derrota de 2 x 0 para o Colorado. Fontes ligadas ao clube garantiram que Gusmão gostaria de ter permanecido no Sul do país, uma vez que o próximo compromisso será contra o Juventude, no próximo domingo, às 18h10 (de Brasília), no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS), pela 30ª rodada. O técnico garantiu que isso em nenhum momento existiu.
"Essa decisão de voltar ao Rio de Janeiro foi tomada em comum acordo com a diretoria e ninguém ficou chateado com nada. Todos preferiram que o Fluminense ficasse trabalhando nas Laranjeiras e o pensamento agora é apenas o de conseguir um grande resultado diante do Juventude, pois, nesse momento da competição, conquistar um triunfo fora de casa é sempre muito importante", disse PC Gusmão.
Apenas no coletivo desta quinta-feira que Gusmão deverá começar a definir a formação que vai a campo. Para este jogo, o departamento médico já vetou o meia Petkovic, pois as dores que ele sentia na coxa direita se agravaram e ele vai precisar ficar mais tenpo de tratando. O sérvio, inclusive, já foi vetado também para a partida seguinte, contra o Grêmio, no dia 26 de outubro. Com isso, a tendência é que Juliano seja o responsável pelo setor de criação da equipe em Caxias do Sul.
Em compensação aumentaram as possibilidades de PC Gusmão contar com o volante Arouca, fora do time há um mês por causa de uma lesão no joelho direito. O time, porém, só será definido no coletivo de sexta-feira. No sábado pela manhã, acontece um trabalho recreativo, que vai anteceder à viagem para a Serra Gaúcha. No primeiro turno, as duas equipes se enfrentaram em Volta Redonda (RJ) e o Tricolor carioca ganhou por 3 x 2.
Na manhã desta quarta-feira, o goleiro Diego, que está com lesão no ombro direito, e o volante Ângelo, com dores na coxa direita, continuaram fazendo tratamento médico e não têm data prevista para voltarem a ficar à disposição da comissão técnica.
"Estou trabalhando com muito gás para voltar a ficar o mais rapidamente à disposição do professor, uma vez que é muito ruim ficar de fora da equipe num momento em que o Fluminense está precisando da força de todos nós", afirmou Diego, que já tinha sido barrado com Gusmão.