A busca pelo hexacampeonato mundial começa efetivamente nesta segunda-feira, às 11h30, quando o técnico Carlos Alberto Parreira anuncia, em um hotel do Rio de Janeiro, os 23 convocados que defenderão a Seleção Brasileira na Copa do Mundo da Alemanha.
Na lista a ser anunciada por Parreira muitos nomes são dados como certos, caso dos laterais Cafu e Roberto Carlos, o volante Emerson, o meia Kaká, e os atacantes Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho e Adriano. Mesmo assim, alguns deles ainda mostram nervosismo antes da convocação.
"Pela regularidade com que fui convocado nos últimos anos e pela confiança que o técnico Parreira sempre me passou, tenho a consciência de que meu nome deverá estar entre os convocados para a Copa. Mas sempre fica aquela ansiedade nos momentos que antecedem a divulgação da lista. Espero disputar minha segunda Copa do Mundo e conquistar finalmente o título", comentou o volante Emerson.
Algumas posições, no entanto, ainda reservam expectativa, como os reservas do goleiro Dida. Rogério Ceni, Marcos e Júlio César devem brigar por duas vagas. O posto de suplente na lateral esquerda também está indefinido. Gustavo Nery surge como favorito, mas Gilberto e Júnior correm por fora.
                            Outro mistério que Parreira levará até amanhã é o do quarto atacante de sua lista. Ricardo Oliveira, que se recuperou de uma grave lesão no joelho, e Nilmar, do Corinthians, ainda sonham em serem chamados, mas Fred deve ficar com a vaga.