A Espanha está a um passo de alcançar a maior série de invencibilidade de uma seleção na história. Por enquanto, a honra é exclusiva do Brasil, que engatou uma sequência de 35 sem perder entre dezembro de 1993 e janeiro de 1996. No entanto, a Fúria pode chegar ao mesmo número neste sábado.
A proximidade do recorde anima o técnico do selecionado espanhol, Vicente del Bosque. “Todos têm o desejo de entrar para a história. São dados inquestionáveis. Nos dois últimos jogos, não enfrentamos seleções poderosas, mas encaramos equipes como Chile, Inglaterra, Bélgica ou Turquia, que foram adversários difíceis”, relembrou.
A Espanha completou o 33º e o 34º jogo de invencibilidade na Copa das Confederações. Goleou a Nova Zelândia por 5 a 0 na estreia e bateu o Iraque pelo placar mínimo na segunda rodada do grupo A. Neste sábado, um empate contra a dona da casa África do Sul separa o time ibérico de igualar a série do Brasil.
Del Bosque, porém, avisa que o jogo não será fácil e elogia a seleção comandada por Joel Santana. “É uma equipe que, do meio para frente, tem muita magia, com jogadores dinâmicos, de boa qualidade. Eles têm também capacidade individual e homens fortes atrás. São fortes com a bola parada”, elencou.
Sem perder desde 15 de novembro de 2006, quando foi derrotada pela Romênia, a Espanha soma seis pontos e já está classificada para as semifinais da Copa das Confederações. A segunda vaga do grupo A é disputada pela África do Sul, que tem quatro pontos, e o Iraque, terceiro colocado, com um.