Brigando por uma vaga na primeira divisão em 2007, o Ituano ‘recebe’ o Brasiliense para entrar de vez no grupo dos quatro times que sobem da Série B. Já o Brasiliense quer tentar sua segunda vitória na competição para deixar a parte de baixo na tabela. Os dois times jogam em Ribeirão Preto, já que o estádio do Ituano segue sem condições.
Em bom momento, o time de Itu tem poucos empecilhos para encarar o Brasiliense. O time não tem desfalques em relação ao que empatou com o Marília na última rodada por 2 a 2, mas continua com problemas no sistema de iluminação do estádio Novelli Júnior, em Itu, e volta a mandar seu jogo no estádio Palma Travassos, em Ribeirão Preto. A partida ocorreria no estádio Santa Cruz, entretanto o Botafogo alugou o local para outro evento.
A diretoria do Ituano, que espera regularizar seu estádio para o jogo contra o São Raimundo, no dia 27, sabe da diferença que fará o fato de não jogar em casa. “O Galo tem que jogar no seu terreiro. Em Itu o Galo canta forte e joga com as garras afiadas. Tenho certeza de que se estivéssemos realizando as partidas em casa seríamos líder, junto com o Sport”, afirmou Homero Santarelli, supervisor do Ituano.
Apesar da boa fase, o clube pode se despedir de seu principal destaque, já que o atacante Rômulo vem sendo sondado pelo Grêmio. O clube gaúcho já entrou em contato com Oliveira Júnior, gestor do clube e empresário do jogador, para negociar.
Já no Brasiliense, o ânimo é o melhor possível. O clube vem de uma goleada por 4 a 1 sobre o Coritiba e deixou a zona de rebaixamento. Além disso, trouxe reforços durante a semana. Depois de Rodriguinho, ex- Gama, a novidade no clube de Taguatinga é o atacante Jonhes, que chegou nesta sexta-feira.
O jogador era destaque do Ceilândia-DF, mas foi outro que chegou a passar pelo Gama no ano passado. Apesar disso, não atua neste sábado. Além dele os recém-chegados Maurinho, na lateral-direita, e Rafael Toledo, meia, também ainda não estréiam.
A equipe, que mostrou mais ousadia na goleada sobre o Coritiba, busca ainda sua primeira vitória fora de casa para não correr risco de sofrer seu segundo rebaixamento seguido. Já sem nomes como Marcelinho Carioca, Vampeta e Oséas, a responsabilidade de afastar a equipe da zona da degola cai sobre o experiente Iranildo. FICHA TÉCNICA
ITUANO X BRASILIENSE 
Local: Estádio Palma Travassos, em Ribeirão Preto (SP)
Data:13 de maio de 2006, sábado 
Horário: 15 horas (de Brasília)
Árbitro: Antônio Dernival de Morais (PR)
Assistentes: Francisco Aurélio do Prado (PR) e Aparecido Donizetti Santana (PR)
Estádio Palma Travassos, em Ribeirão Preto (SP)13 de maio de 2006, sábado 15 horas (de Brasília) Antônio Dernival de Morais (PR) Francisco Aurélio do Prado (PR) e Aparecido Donizetti Santana (PR)
ITUANO: André Luis; Ricardo Lopes, Erivelton, Samuel e Kauê; Adriano, Pierre, Reginaldo e Juliano; Gilson e Rômulo.
Técnico: Leandro Campos 
BRASILIENSE: Gustavo; Maricá, Ailson, Padovani e Augusto; Deda, Carlos Alberto, Bruno Soares e Rodriguinho; Iranildo e Giovani.
Técnico: Lula Pereira