“Clássico depende do detalhe. Sair na frente do placar, jogadas de bola parada, o lado emocional… O fator sair na frente é fundamental no futebol, pois a carga de pressão cai sobre o adversário. Quando você sai atrás, a pressão é maior e o time se desgasta mais. Em São Caetano, saímos na frente e ganhamos o jogo”, comenta o técnico Caio Júnior, lembrando o triunfo por 2 x 1 na última rodada.
Em 11 partidas disputadas nesta temporada, o Palmeiras saiu perdendo em seis oportunidades. E só na estréia do Estadual, contra o Paulista, conseguiu a virada (4 x 2) – depois, empatou com Barueri, Bragantino e Rio Claro (todos por 1 x 1, em casa) e perdeu para Ponte Preta (2 x 1) e Ituano (2 x 1) fora.
Já quando conseguiu marcar primeiro, o Verdão conquistou a vitória quatro vezes (Rio Branco, Santo André, Operário-MT e São Caetano) e empatou o clássico contra o Santos. O atacante Alemão, que abriu o placar contra o time do ABC no último domingo, até reconhece que a postura do time mudará caso esteja em vantagem no marcador.
“Se a gente fizer um gol, tem que começar a tocar a bola com tranqüilidade, esperar o Corinthians e utilizar o contra-ataque”, diz o jogador, que disputará seu primeiro Palmeiras x Corinthians. “Mas se acontecer de sairmos perdendo, temos que manter a cabeça no lugar. Se a gente se desesperar, a tendência é não conseguir o resultado”, completou.
< !-- /hotwords -- >