Menu
Futebol

Paisagismo vai tomar conta do Mané Garrincha após Mundial

Arquivo Geral

05/06/2014 10h00

Considerada uma das arenas multiuso mais modernas do mundo ,  o   Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha    terá sua área externa repaginada. O conceito da reforma do local  repete o utilizado no palco de sete partidas do Mundial: a sustentabilidade.    

Após a competição, o estádio  candango será contemplado com as criações  de Benedito Abbud, paisagista que concebeu o trabalho a ser executado na área do estacionamento  e idealizado “continuação do Parque da Cidade”.

Serão plantadas 5.300 mudas de 40 espécies de árvores do cerrado, que darão sombra a cerca de sete mil vagas, em 170 mil metros quadrados de área verde. 

“O conceito usado foi baseado no verde e na sustentabilidade. As mudas que utilizaremos serão  desenvolvidas e doadas pela Novacap (Companhia Urbanizadora da Nova Capital), fazendo dos arredores do estádio Mané Garrincha uma continuação do Parque”, explica  Abbud. A extensão entre a arena e o parque será feito por meio de um túnel para a travessia dos pedestres. 

CAPTAÇÃO DA CHUVA

 O estacionamento e a cobertura do estádio vão poder, enfim, ser utilizados como  desviador e captador  de água de chuva. O que for coletado pela cobertura será destinado ao uso interno da arena,  enquanto as da área externa serão absorvidas pelo solo,  evitando que as águas formem enchentes e inundações na região. 

“Toda a água terá que se infiltrar no solo, por isso o terreno será todo permeável”, expõe o paisagista.

Pensando no período de seca, que castiga o Distrito Federal, também foi feita intervenções para amenizar a falta de umidade na capital. “Faremos um lago e fontes, que construíremos para melhorar a umidade nos arredores.”

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado