Menu
Futebol

Objetivo da Tunísia é ficar entre os 16 melhores

Arquivo Geral

08/06/2006 0h00

Ficar entre as 16 melhores seleções de futebol do planeta. Esse é objetivo da Tunísia na Copa da Alemanha, já anunciado pelo técnico francês Roger Lemerre. Até hoje, porém, os africanos conseguiram somente um triunfo em Mundiais: 3 x 1 sobre o México, em 1978. Foi a primeira vitória de um país africano na competição.

Lemerre também não conseguiu vencer quando comandou a França no último Mundial. Em 2002, terminou com a pífia campanha de um empate em três jogos, sem marcar um gol sequer.

Por outro lado, a preparação tunisiana para a Copa da Alemanha se não é de empolgar, pelo menos também não desanima. Os africanos vieram para a Alemanha com o vice-campeonato da LG Cup, mini-torneio que usaram como preparação para o Mundial.

Na estréia, dia 30 de maio, a Tunísia bateu a seleção de Belarus por 3 x 0. Os gols foram marcados por Namouchi, cobrando pênalti aos 35 do primeiro tempo, e pelo brasileiro naturalizado Francileudo, aos três do segundo. Jomaa, nos acréscimos, fechou o placar. O jogo valia como semifinal. Na decisão, a Tunísia caiu para uma seleção que não vai à Copa, o Uruguai, nos pênaltis: 3 x 1, após empate sem gols nos 90 minutos.

A Tunísia não teve a oportunidade de fazer outros amistosos contra seleções antes do Mundial. Os africanos enfrentariam Kuwait, Iraque e Nova Zelândia, mas todas as partidas foram canceladas.

Ausência de última hora – Roger Lemerre teve uma baixa a dois dias do início Copa do Mundo. O atacante Jomaa sofreu uma lesão no joelho e foi substituído pelo meia Bem Saada, do Bastia, da França, que chegou a jogar na Copa das Nações Africanas.

Já o brasileiro naturalizado tunisiano Francileudo Santos sentiu o joelho esquerdo durante um jogo-treino contra um time amador da região da Baviera, mas vai estar na Copa do Mundo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado