Com objetivos distintos, no momento, dentro do Campeonato Brasileiro, Santos e Flamengo se enfrentam neste domingo, às 16h, na Vila Belmiro, pela 17ª rodada. A grande atração da partida fica por conta da estréia do técnico Joel Santana, contratado para tentar tirar a equipe carioca – que tem apenas 12 jogos – da zona de rebaixamento, onde se encontra com 12 pontos. O Peixe, por sua vez, vem de uma vitória fora de casa contra o Atlético-MG e sonha com mais um resultado positivo para se aproximar dos primeiros colocados. Os santistas somam 21 pontos.
Assim como em 2005, Joel Santana desembarcou no Flamengo para tentar acabar com uma crise diante de maus resultados. Experiente, o treinador admite que terá muito trabalho pela frente, mas mostra confiança de que possa ter sucesso em sua empreitada.
– Um time como o Flamengo não pode se acostumar a perder. Pela tradição, o clube tem que estar sempre brigando lá em cima. Vamos trabalhar bastante e esperamos que a equipe possa conseguir uma vitória já neste domingo. Sabemos que não é fácil vencer o Santos na Vila Belmiro, mas outras equipes já fizeram isso neste Brasileiro, e sabemos que também temos condições – afirmou o treinador rubro-negro.
Para conseguir os três pontos na estréia, Joel Santana aposta em um time com cinco homens no meio-campo e apenas um atacante. O treinador quer explorar os espaços deixados pelo Santos para contra-atacar. Confirmado entre os titulares pela primeira vez desde que chegou ao Flamengo, o meia Roger parece afinado com o discurso de Joel.
– Vamos jogar no terreno adversário, onde eles jogam muito bem, mas na situação em que a gente está, teremos que jogar de peito aberto e buscar os três pontos dentro da Vila Belmiro – disse Roger.
Quem gostou da nova formação montada pelo treinador rubro-negro foi o meia Renato Augusto.
– Vou jogar de uma forma que eu também gosto. Ele colocou o Roger mais centralizado e me posicionou mais aberto, porque ele achou que meu forte é jogar assim – comentou o jovem meia do Flamengo.
Joel Santana também mexeu na defesa para sua estréia. Irineu, que vinha sendo deixado de lado pelo técnico Ney Franco nas últimas partidas, ganhou nova chance e formará dupla de zaga com Ronaldo Angelim.
No Santos, a última grande contratação ainda não poderá estrear. O sérvio Petkovic, com história no Flamengo, chegou à Vila Belmiro para o ocupar o lugar deixado por Zé Roberto, mas ainda não está regularizado. O meia Pedrinho, que vinha atuando com a camisa dez santista, também não sabe se poderá ser aproveitado. O jogador sofreu contratura muscular na coxa esquerda e já foi desfalque na vitória sobre o Atlético-MG.
– O Pedrinho ainda reclama de dores no local. Mas vai depender do treino com bola. E ele ainda não fez isso. Está em cima da hora, mas nunca se sabe – disse o médico Carlos Braga.
A solução que o técnico Vanderlei Luxemburgo encontrou contra o Atlético-MG não poderá se repetir. Kléber não será deslocado para o meio-campo porque Carlinhos está suspenso, apesar de ter feito sucesso na posição.
– Estou à disposição, se o professor precisar – afirmou Kléber.
O volante Rodrigo Souto também está fora por suspensão, mas o jovem Adriano volta ao time após ser desfalque pelo mesmo motivo. Rodrigo Tabata deverá ser novamente o armador do Santos.
FICHA TÉCNICA
SANTOS-SP X FLAMENGO-RJ
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 5 de agosto de 2007, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Evandro Roman (PR)
Assistentes: Rogério Braatz (Fifa-PR) e Rogério Rolim (PR)
SANTOS: Fábio Costa; Adaílton, Domingos e Marcelo; Alessandro, Adriano, Dionísio, Rodrigo Tabata e Kléber; Marcos Aurélio e Kléber Pereira
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
FLAMENGO: Bruno, Leonardo Moura, Irineu, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Cristian, Ibson, Renato Augusto e Roger; Obina
Técnico: Joel Santana