Enquanto a França viu Cissé fraturar a perna e a Inglaterra aguarda a recuperação completa de Rooney, a seleção brasileira vive a tranqüilidade absoluta. É verdade que Carlos Alberto Parreira precisou cortar o reserva Edmílson no começo da preparação, mas o técnico já conta com Mineiro, outro jogador de qualidade, para substituí-lo.
Favorito absoluto para esta Copa, o Brasil procurou ficar longe de confusão na Suíça e em seus primeiros dias na Alemanha. Os maiores problemas da seleção brasileira vieram de fora para dentro.
Um jornal suíço resolveu publicar fotos de alguns jogadores (Dida, Roberto Carlos, Emerson e Ronaldo) em uma boate na noite de folga. Na Alemanha, outro periódico sensacionalista descreveu uma suposta orgia etílica de alguns atletas brasileiros. Nada disso alterou os ânimos do grupo.
Neste contexto de calmaria e ausência de notícias, até uma bolha no pé esquerdo de Ronaldo virou bicho-papão. Dias depois, o camisa nove teve febre, sintoma de uma infecção respiratória, que também gerou diversas especulações. A comissão técnica não se abalou e confirmou a escalação do jogador contra a Croácia, na próxima terça-feira (13/3).
Ao ter optado pela cautela, o Brasil fugiu de eventuais contusões e também de adversários que pudessem deixar o time inseguro. Esta, aliás, é a única ressalva que pode ser feita em relação ao mundo encantando que Parreira criou às vésperas da Copa.
A torcida brasileira segue confiante, mas tem dúvidas que prosseguirão até o dia da estréia. Só depois do jogo contra a Croácia, todos começarão a ter uma noção real da eficácia do “Quadrado Mágico” ajudando a defesa na marcação.
Com a bola nos pés, a qualidade de Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Adriano e Ronaldo é indiscutível. Porém, os amistosos contra o combinado de Lucerna (8 a 0) e contra a Nova Zelândia (4 a 0) não foram testes confiáveis em relação a instabilidade defensiva da seleção brasileira.
Até o final da primeira fase, Parreira já terá uma opinião bem formada. Juninho Pernambucano segue aguardando ansiosamente para saber se entrará na vaga de um dos atacantes.