Mais preocupado com o confronto decisivo pela Libertadores na quarta-feira, o Santos entrou em campo novamente com um time misto, neste sábado, em partida válida pela segunda rodada do Brasileirão. Jogando na Vila Belmiro, o Peixe cometeu muitas falhas defensivas e perdeu para o América-RN, por 3 x 2. Esta foi a primeira vitória do time potiguar sobre um dos quatro grandes clubes paulistas na história do campeonato nacional.
A exemplo do que havia ocorrido contra o Sport na primeira rodada, o Santos saiu na frente no placar, mas permitiu novamente a virada a um time recém-chegado da Série B. O Alvinegro Praiano segue sem marcar pontos na competição nacional
Neste sábado, o veterano Souza, que teve passagens por Corinthians, São Paulo e Flamengo, fez a diferença com suas cobranças de faltas e escanteios. O meia consagrou o zagueiro Édson Borges, que marcou os três gols do time potiguar.
Os gols santistas foram marcados pelo zagueiro Marcelo e pelo atacante Marcos Aurélio. Este último entrou em campo no segundo tempo junto com Cléber Santana. A escalação dos dois titulares não foi suficiente para alterar o resultado.
Antes do apito inicial, a partida não prometia tantas emoções. Porém, o Santos conseguiu se impor apesar do estádio vazio. O cronômetro passava pelo segundo minuto de jogo quando Tabata cobrou falta de pé trocado na área e o zagueiro Marcelo desviou de cabeça para o fundo das redes.
Após o gol sofrido, o América-RN passou a preencher bem o meio-campo e foi em busca do empate. O Santos se recolheu um pouco e passou a explorar os contra-ataques. Apesar da insistência, o time nordestino pecava nas finalizações e sentia dificuldade por causa da menor qualidade técnica de seus jogadores.
Este panorama resumia o primeiro tempo até que o América-RN conseguiu igualar o placar na base da vontade e da insistência. Aos 42 minutos, Souza cobrou escanteio e Édson Borges fez 1 x 1.
No intervalo, Rodrigo Tabata pediu atenção para as bolas paradas cobradas por Souza, mas o alerta não conseguiu evitar a virada. O meia do América cobrou falta novamente na medida para o zagueiro Édson Borges balançar as redes de Fábio Costa.
Em um lance que mais parecia um replay da jogada anterior, o terceiro gol do time de Natal virou realidade. A bola foi cruzada na área e novamente Édson Borges cabeceou para alegria dos cerca de 50 torcedores do América que compareceram à Vila Belmiro.
Com 3 x 1 no placar, o time do Rio Grande do Norte caiu de produção e perdeu sua principal arma ofensiva. Cansado, Souza saiu de campo. Do outro lado, Wanderley Luxemburgo escalou os titulares Cléber Santana e Marcos Aurélio.
A mudança surtiu efeito imediato e em uma bobeira da defesa nordestina, Tabata carregou a bola e deu o gol para Marcos Aurélio, totalmente livre, diminuir a vantagem: 3 x 2.