O México pode ficar bem perto da classificação para as oitavas-de-final da Copa do Mundo nesta sexta-feira, quando encara Angola às 16h (de Brasília) no Niedersachsenstadion, em Hannover, pela segunda rodada do Grupo D. Depois de baterem o Irã por 3 a 1 na estréia, os mexicanos garantem vaga com nova vitória, desde que o Irã não vença Portugal sábado.
Ricardo Lavolpe, técnico do México, ainda sente a perda do atacante Borgetti, que ficará de fora da primeira fase por causa de uma lesão muscular na coxa esquerda, e escolheu Fonseca como seu substituto diante de Angola. O treinador, que foi advertido pela Fifa por fumar na beira do campo, disse que os mexicanos têm tudo para dar um grande passo rumo à classificação nesta sexta-feira.
"A seleção mexicana tem que repetir a atuação que teve contra o Irã, principalmente no segundo tempo. Angola é um time bem mais desorganizado do que o Irã, mas conta com um vigor físico invejável e isso a faz um adversário complicado de ser batido", analisou.
Em Angola, o técnico Oliveira Gonçalves, cobrado pelos jogadores para montar o time com uma formação mais ofensiva, pode colocar Mantorras ao lado de Akwa no ataque, mandando o meia Mateus para o banco de reservas. "Se não tivermos uma postura ofensiva contra o México, que é um time experiente em Copas do Mundo, será fatal. Poderemos perder assim como perdemos para Portugal, quando fomos disciplinados taticamente, mas com pouco poder de fogo. É preciso uma formação mais ousada e ambiciosa", alegou o atacante Akwa, deixando bem claro o sentimento do elenco angolano.
As dúvidas angolanas para a partida são o goleiro João Ricardo e o meio-campista André. O experiente arqueiro ainda sente dores nas costas graças a uma pancada sofrida na derrota diante de Portugal, enquanto André, com dores musculares, foi poupado do último treinamento de Angola. Se s não puderem atuar, Lama entrará no gol e Edson no meio-de-campo.