Da Redação
torcida@jornaldebrasilia.com.br
A capa de ontem do Jornal de Brasília avisou: somente a genialidade de Messi poderia reverter a vantagem do Milan de dois gols conquistada no jogo de ida pelas oitavas de final da Liga dos Campeões. Pois foi exatamente o que o craque argentino fez no Estádio Camp Nou. Em apenas 40 minutos, o baixinho já havia pulverizado o resultado adverso e posto o Barcelona por cima com dois gols. Na segunda etapa, o Barça ainda contou com os tentos de David Villa e Jordi Alba para despachar o rival italiano por 4 x 0 e garantir vaga nas quartas de final da competição.
Mais do que o resultado, a partida foi importante para reafirmar o estilo de jogo do Barcelona, que, ontem, lembrou as melhores atuações da “era Guardiola”, com muita posse de bola e sufocando o adversário durante boa parte dos 90 minutos. A equipe em nada lembrou à que perdeu para o Milan no duelo de ida na Itália e que foi derrotada duas vezes seguidas pelo rival Real Madrid – na semifinal da Copa do Rei e no Espanhol.
Trio de ferro
Para voltar a apresentar um bom futebol, o auxiliar Jordi Roura, que vem substituindo o técnico Tito Vilanova – afastado para tratamento de um câncer –, contou com grandes atuações dos principais destaques da equipe: Xavi, Iniesta e Messi.
Os italianos, que adotaram uma retranca desde o início do certame, perderam a grande chance de mudar a história do jogo aos 37 minutos do primeiro tempo. Já perdendo por 1 x 0, o time milanês teve um rápido contra-ataque, o atacante Niang aproveitou cochilo de Mascherano e arrancou sozinho da intermediária. De frente para Valdés, ele bateu cruzado, mas acertou a trave.
Goleada
O castigo veio logo no minuto seguinte, com Messi. Como no primeiro gol, o argentino recebeu fora da área e, com apenas dois toques, decidiu. O Barcelona conseguiu o gol que lhe daria a vaga logo aos nove minutos da etapa final. Iniesta tocou para Xavi, que achou David Villa aberto pelo lado direito. Ele dominou e tocou no canto do goleiro: 3 x 0. Aos 47, Jordi Alba completou a goleada.
Galatasaray põe Schalke para fora da competição
Também ontem, o Galatasaray surpreendeu o Schalke em Gelsenkirchen, na Alemanha, e assegurou sua vaga nas quartas de final da Liga dos Campeões. O time turco, do brasileiro Felipe Melo, do holandês Sneijder e do marfinense Drogba, marcou aos 48 minutos do segundo tempo e venceu por 3 x 2.
O gol no fim só confirmou a classificação, que já estaria garantida com o empate por 2 x 2. O Galatasaray estava avançando na competição porque levava vantagem nos critérios de desempate, ao marcar mais gols fora de casa. O jogo de ida ficou empatado por 1 x 1, em Istambul.
Em cima
Jogando em casa, o time alemão se impôs em campo nos primeiros minutos e não demorou para abrir o placar. Aos 17, Neustadter aproveitou rebote dentro da área e mandou para as redes. Mas a vantagem da equipe alemã, do meia-atacante brasileiro Michel Bastos, só durou 20 minutos.
Aos 37, o Galatasaray empatou com um belo gol de Altintop. Embalado, o time turco buscou a virada antes do intervalo. Aos 41, Burak Yilmaz superou o marcador e mandou para as redes.
Suspiro
No segundo tempo, o Schalke igualou novamente o placar na base da pressão. Aos 18 minutos, Farfán acertou o travessão e, no rebote, Michel Bastos completou para o gol. O empate, porém, não era suficiente para avançar na competição.
O Schalke foi para a pressão nos minutos finais, mas não obteve sucesso. O Galatasaray ainda marcou o terceiro nos acréscimos.