Eleito pela Fifa como melhor jogador da vitória por 3 x 0 da República Tcheca diante dos Estados Unidos, o meia Rosicky comemorou sua atuação destacada mesmo tendo atuado improvisado no ataque. Ele foi o substituto do contundido Milán Baros e marcou dois dos três gols tchecos na estréia da Copa do Mundo da Alemanha.
"Sei que não sou um grande atacante, mas o treinador (Karel Brueckner) disse para eu atacar o máximo possível. Ele explicou que desde que a bola está em jogo, temos que tentar colocá-la na rede. Foi isso o que eu fiz", explicou.
Apesar de preferir jogar em sua posição original, Rosicky pode ser improvisado como atacante mais uma vez na partida contra Gana, no dia 17 de junho, em Colônia. Outro atacante tcheco, o grandalhão Joe Koller, deixou o jogo desta segunda-feira com uma contusão muscular e dificilmente se recuperará a tempo.
Sobre a situação do companheiro, Rosicky demonstrou preocupação e disse que ela até atenua a alegria pela vitória convincente. "Ele fez uma grande partida, mas agora acho que teremos que nos virar sem ele. É um preço muito alto que pagamos pela vitória", completou.