
Depois de voltar à seleção argentina por intermédio de Tata Martino, tendo passado três anos ausente, Carlos Tevez foi posto de lado por na primeira convocação da Argentina em 2016. Surpresa maior ainda foi a listagem de Javier Pinola, defensor do Rosario Central, para os duelos contra Chile e Bolívia pelas Eliminatórias, no fim do mês de março.
Pinola, que disputa a Libertadores pelo Rosario – time que está no Grupo 2, o mesmo do Palmeiras -, voltará a vestir a camisa da seleção após sete anos. Sua última convocação tinha acontecido em 2007, após a Copa da Alemanha, ainda sob o comando de Alfio Basile.
Já Tevez, que teve a volta ao Boca na última temporada brindada com o retorno à seleção, acabou contaminado pela má fase do clube xeneize, que é apenas o sexto no Campeonato Argentino, e deu ligar a Gonzalo Higuain, que vive boa fase no Napoli, atual vice-líder do Campeonato Italiano.
À exemplo do brasileiro Dunga, que lembrou dos ex-corintianos Renato Augusto e Gil – atualmente no futebol chinês -, Tata Martino não deu importância à transferência milionária de Lavezzi para o Hebei China Fortune e manteve o atacante na convocatória.
O volante Fernando Gago, do Boca Juniors, e o zagueiro Ezequiel Garay, do Zenit, também ficarão de fora desta rodada dupla das Eliminatórias por conta das condições físicas. Ambos ainda se recuperam de lesão.
Com apenas uma vitória em quatro jogos, a Argentina ocupa a sexta posição nas Eliminatórias, com cinco pontos somados. O jogo contra o Chile, que reeditará a final da última Copa América, em Santiago, poderá significar uma arrancada para os argentinos, já que os chilenos tem apenas dois pontos a mais.
Confira a lista completa da convocação da seleção argentina:
Goleiros:Sergio Romero, Nahuel Guzmán e Gerônimo Rulli
Defensores: Pablo Zabaleta, Mateo Musacchio, Facundo Roncaglia, Martín Demichelis, Nicolás Otamendi, Santiago García, Ramiro Funes Mori e Marcos Rojo
Meio-campistas: Matías Kranevitter, Enzo Pérez, Ever Banega, Lucas Biglia, Erik Lamela, Javier Pastore, Javier Mascherano e Angel Correa
Atacantes: Lionel Messi, Ezequiel Lavezzi, Sergio Agüero, Gonzalo Higuain, Paulo Dybala, Nicolás Gaitán e Angel Di María.