Da Redação
torcida@jornaldebrasilia.com.br
As distâncias que as seleções e os torcedores irão percorrer no País de dimensões “continentais” viraram motivo de preocupação. Somente na primeira fase, as 32 seleções do Mundial percorrerão aproximadamente 130.536 mil quilômetros, calculando a distância entre as sedes/estádios que irão disputar suas partidas.
No último Mundial, na África do Sul, a viagem mais longa seria feita entre Polokwane à Cidade do Cabo, – trecho de 1.713 km. Já na Copa da Alemanha, em 2006, o maior intervalo entre sedes era de Hamburgo, norte do país, à Munique, ao sul, com 775 km. O país, inclusive, faz fronteira com cinco das 14 seleções europeias que participaram do torneio, entre elas a França, Holanda e República Tcheca.
Assim como o Brasil, os Estados Unidos possuem uma dimensão continental. O país norte americano tem uma área de 9.372.610 km², enquanto o Brasil atinge aproximadamente 8.514.876 km². Apesar da imensidão dos nossos vizinhos, a Copa do Mundo de 1994 teve uma logística em que as seleções viajaram distâncias menores.
Os grupos A e B jogaram em Los Angeles, Detroit e São Francisco, com viagens de 614 a 3857 km. Já as equipes das chaves C e D foram alocadas em Chicago, Dallas e Foxborough. A viagem mais longa feita por um participante do grupo foi de 2809 km.
Por fim, os Grupos E e F jogaram em East Rutherford, Washington e Orlando. A viagem mais cansativa foi East Rutherford à Orlando, em uma extensão de 1736 km.
Mesmo sendo o quarto maior país do mundo (o Brasil é o 5º), as viagens nos Estados Unidos foram mais curtas.
O cansaço será inevitável. Na fase de grupos, as equipes terão até cinco dias de folga, mas os classificados paras as oitavas dificilmente ficarão mais de três dias sem jogar, afetando o descanso – preparadores físicos recomendam pelo menos 48h de repouso.
CALVÁRIO NORTE-AMERICANO
No Brasil, os Estados Unidos vão fazer as viagens mais longas da primeira fase. Percorrerá 11.683 km entre Natal, Manaus e Recife. Já a Bélgica terá maior tempo de descanso. Serão 863 km entre Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.
Os torcedores devem torcer para que os 30 projetos previstos para os aeroportos das 12 sedes fiquem prontos. Por enquanto, apenas 10 estão finalizados. O Governo, no etntanto, garante que todos serão finalizados até o final de maio.
As distâncias que serão percorridas por cada grupo podem ser vistas na edição digital deste sábado.