O ex-craque argentino Diego Maradona prefere que Portugal seja o próximo campeão mundial, mas está convencido de que quem erguerá a taça será a anfitriã Alemanha.
Maradona deu seu prognóstico nesta segunda-feira em uma entrevista a um canal de TV da Argentina. Além disso, ele defendeu a gestão, com alguns reparos, do treinador José Pekerman, assegurando que a Argentina é melhor que as quatro equipes semifinalistas da Copa.
"Se queríamos ganhar a Copa, teríamos que ter liquidado o jogo como fizemos contra a Costa do Marfim e contra a Sérvia e Montenegro", disse Maradona em entrevista exclusiva ao canal TyC Sports, referindo-se aos rivais do país na primeira rodada do Mundial.
A Argentina caiu diante da Alemanha na última sexta-feira, nas quartas-de-final após empatar no tempo regulamentar e na prorrogação em 1 x 1 e depois perder nos pênaltis. Perguntado sobre seu prognóstico de quem pode conquistar a Copa do Mundo, Maradona – campeão no Mundial do México em 1986 – disse que "se hoje tenho que escolher um campeão, escolho Portugal. Agora, quem vai ganhar, vai ser a Alemanha. A Alemanha não é melhor que a Costa do Marfim, não tem mais variações como a equipe africana… tem mais história", destacou ele, e reconheceu que o fato da Argentina ter jogado bem não significa que havia sido melhor.
Maradona ressaltou o trabalho da equipe "albiceleste" no torneio e, referindo-se ao afastamento do técnico Pekerman e a possibilidade de que possa substituí-lo, declarou que "não sai do meio (do futebol), mas tampouco me candidato.
A DEZ MINUTOS DA GLÓRIA
A Argentina vencia a Alemanha por 1 x 0 com gol do zagueiro Roberto Ayala, quando faltavam apenas dez minutos para o final da partida. Mas os alemães empataram o jogo e logo se impuseram na definição nos pênaltis.
"Todos nós sofremos a eliminação da Argentina, que poderíamos ter liquidado. Estivemos a dez minutos da glória", disse Maradona. "Estávamos perto de levantar a terceira Copa porque ninguém jogou melhor que nós", acrescentou. Além da conquista no México, a Argentina sagrou-se campeã em casa, em 1978.
Para Maradona, a seleção cumpriu um papel digno na Alemanha, especialmente na partida contra os anfitriões. "A Argentina foi superior à Alemanha. Respeitou a história e seu futebol. Jogou como devia e silenciou 80 mil pessoas. A Alemanha teve medo da Argentina, da camisa argentina", argumentou Maradona, ainda que tenha criticado as mudanças do treinador Pekerman durante a partida.