Menu
Futebol

Luziânia aposta em dupla de peso para o Candangão

Arquivo Geral

16/01/2018 7h00

Atualizada 15/01/2018 21h04

Divulgação

Gabriel Lima
[email protected]

O Luziânia entra no Candangão 2018 com o objetivo de repetir o feito alcançado quatro anos atrás, quando foi campeão brasiliense pela primeira vez. Com a conquista, os goianos entravam para a história como a primeira equipe do Brasil a levantar o caneco de um campeonato organizado por outro estado. Naquela oportunidade, o título alviazulino veio após dois empates com o Brasília.

E o Luziânia não parou por aí. Dois anos mais tarde, a equipe repetiu o feito, superou as equipes tradicionais da cidade, bateu o Ceilândia por 3 x 0 na decisão e faturou o bicampeonato local.

E a principal aposta da equipe na busca pelo tricampeonato não está dentro das quatro linhas, mas sim, no banco de reservas. Os goianos contarão com dois personagens que conhecem todos os caminhos do futebol candango.

Para comandar a equipe, o escolhido foi o experiente Jairo Araújo. Como jogador dos arquirrivais Gama e Brasiliense, o ex-zagueiro foi hexacampeão candango, com três títulos por cada um clubes, e bicampeão da série B do Brasileirão – em 1998, pelo Periquito e, em 2004, pelo Jacaré.

No currículo, Jairo Araújo ainda tem a participação na série A do Campeonato Brasileiro pelos dois clubes de Brasília, além do Atlético-GO, onde deu os seus primeiros passos como treinador.

Depois do Dragão, Jairo Araújo rodou por times de menor expressão e comandou Rio Verde, também de Goiás, o Atlético Taguatinga, já no futebol de Brasília, e, por fim, o Santa Maria. Nesse atual trabalho no Luziânia, ele chegou acompanhado do preparador físico Roberto Nascimento, que também exerceu essa função no time da Águia do Cerrado.

O técnico chega ao time goiano após classificar o Santa Maria para as oitavas de final no campeonato do ano passado. “Os desafios aqui no Luziânia são grandes. É uma equipe que, nos últimos cinco anos, ganhou dois títulos. Isso gera uma responsabilidade grande para o grupo”, afirmou Jairo Araújo. “Vai exigir mais responsabilidade do que a campanha que fizemos lá no Santa Maria”, completou.

E com tantas conquistas, o técnico admite que conhece os atalhos para voltar aos tempos de glória. “Nós temos que respeitar os adversários. Se fizermos tudo aquilo que nós preparamos durante a pré temporada, as nossas chances são grandes”, analisou o treinador. “Com o passar dos jogos, a equipe vai ganhando maturidade, confiança e assim você vai traçando um time campeão”, explicou.

Jairo Araújo terá nas mãos um elenco completamente reformulado. Apenas o zagueiro Perivaldo, o lateral-direito Tom e o volante Castro Júnior continuam na equipe que disputou o estadual, a Série D do Brasileiro e a Copa Verde do ano passado. “A maior dificuldade que tivemos foi por não ter um calendário como no ano passado. Sem essas disputas, o orçamento diminui”, contou o treinador.

O destaque da equipe fica por conta do goleiro Márcio Fernandes, que atuou pelo Real FC e foi campeão da segunda divisão pelo Bolamense. Seu último clube foi o Ceres, das segunda divisão goiana.

Mesmo diante das dificuldades, Jairo está animado para a participação do Luziânia no Candangão. “Nós, juntamente com os atletas, esperamos fazer um belo campeonato. Temos trabalhado bastante e confio na força do grupo”, projetou o técnico do time goiano.

Reencontro
Em sua estreia no Candangão, Jairo Araújo vai reencontrar a equipe do Santa Maria. “Eles conhecem a minha maneira de trabalhar e a forma como eu gosto de armar os meus times. Essas armas não posso negar que eles tem nas mãos, ainda mais porque a gente não tem muita informação do Santa Maria”, reconheceu o treinador.

Auxiliar tem 12 títulos do torneio local

Assim como Jairo Araújo, ganhar troféus também é uma característica de Rodrigo Belchior, novo auxiliar-técnico do Luziânia. Jogador profissional até o ano passado, quando pendurou as chuteiras justamente no Luziânia, Rodriguinho, como é conhecido no meio do futebol, conquistou 15 estaduais, sendo 12 em Brasília (seis pelo Gama, quatro no Brasiliense e dois no Luziânia), um Paraense, pelo Paysandu, um Maranhense, pelo Sampaio Corrêa, e um Amapaense, pelo Santos-AM.

E Rodriguinho se sente preparado na nova função. “Até agora, eu não tive nenhuma dificuldade. Começar em um clube que eu tenho uma grande identificação e que sempre fui muito bem recebido por todos, ajuda”, explicou.

Em 1998, aos 17 anos, ele jogou ao lado de Jairo no time campeão da série B do Brasileiro com o Gama. “Estamos tendo a oportunidade de trabalhar juntos novamente, agora fora de campo. Eu tenho um carinho e um respeito muito grande pelo Jairo”, comemorou Rodriguinho. “Acredito que o grupo está assimilando bem, não só as minhas dicas, mas, principalmente as do Jairo. Eu acredito que estamos no caminho certo”, completou.

Leia amanhã sobre a preparação do time do Ceilândia.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado