Menu
Futebol

Lista final de Parreira foi definida na sexta-feira

Arquivo Geral

15/05/2006 0h00

Na manhã de hoje, foram anunciados os 23 jogadores que representarão o Brasil na próxima Copa do Mundo. Na entrevista coletiva que concedeu após a divulgação dos convocados, o técnico Carlos Alberto Parreira confirmou que a lista foi fechada em uma reunião na noite da última sexta.

No encontro, o treinador confirmou que foram discutidos, por exemplo, os problemas físicos de alguns jogadores. Atletas que se recuperam de lesão, como Marcos, Cris, Gustavo Nery, Roque Júnior e Ricardo Oliveira ficaram de fora da lista final.

"A comissão técnica se reuniu na sexta-feira passada, com técnico, médicos, coordenador. Todos aspectos foram analisados, parte médica, física, técnica, comportamento. Teremos pouco tempo de preparação e é claro que o aspecto físico contou muito", disse Parreira.

Apesar de tentar evitar falar individualmente de cada convocado nesta segunda, Carlos Alberto Parreira não deixou de elogiar Gilberto, Fred e Cris, que não eram nomes certos antes da divulgação da lista.

"Tanto o Fred, quanto o Gilberto são produto de um trabalho que tem sido feito há três anos e meio. O Cris não é nenhum novato, já jogou muitas vezes na Seleção e é, atualmente, um dos melhores zagueiros na Europa. Se ele precisar jogar não será nenhum drama para o Brasil", ressaltou o técnico.

Os convocados por Parreira embarcam no dia 21 de maio, quando inicia a preparação da seleção na Suíça. Em 13 de junho, o Brasil estréia na Copa contra a Croácia, em Berlim. O segundo compromisso acontece no dia 18, quando a equipe verde-amarela encara a Austrália, na cidade de Munique.

O Brasil encerra sua participação na primeira fase no jogo contra o Japão, dia 22, em Dortmund. Os cerca de 20 dias de preparação antes do Mundial são considerados insuficientes pelo treinador que, porém, evitou se alongar nas lamentações.

"O tempo ideal seria ficar juntos durante seis semanas. Mas não podemos ficar lamentando a falta de tempo. Teremos três semanas e iremos procurar fazer o máximo que pudermos neste período. O importante é que temos uma base e um trabalho que não está começando do zero", comentou Parreira.

Como a maioria dos convocados atua na Europa e está em final de temporada, a preparação da Seleção Brasileira só será definida após a apresentação dos jogadores, quando a comissão técnica irá avaliar a condição do grupo.
"Faremos uma avaliação, um teste com os jogadores. Estes é que irão determinar o ritmo dos treinos. O mais importante é chegar no dia da estréia com todo mundo no ponto ideal", frisou. Durante a entrevista coletiva, Carlos Alberto Parreira mostrou irritação em alguns momentos, como quando perguntado se estaria nervoso antes da divulgação da lista, quando foi filmado respirando fundo e esfregando as mãos.

"Eu não estou nada nervoso. Estou bastante calmo. Aquela respirada eu aprendi com minha filha. Nunca me senti tão calmo e confortável como estou hoje. Só não consigo ficar sorrindo de graça", disparou Parreira. O treinador ainda aproveitou para afirmar que não está preparado para uma eliminação precoce do Brasil na Copa do Mundo.

"Aqui a gente só pensa em ganhar. Pensamento negativo passa longe. Aqui pensa na possibilidade de perder. Se eu falasse que penso na possibilidade de perder estaria mentindo – afirmou.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado