No encontro, o treinador confirmou que foram discutidos, por exemplo, os problemas físicos de alguns jogadores. Atletas que se recuperam de lesão, como Marcos, Cris, Gustavo Nery, Roque Júnior e Ricardo Oliveira ficaram de fora da lista final.
Apesar de tentar evitar falar individualmente de cada convocado nesta segunda, Carlos Alberto Parreira não deixou de elogiar Gilberto, Fred e Cris, que não eram nomes certos antes da divulgação da lista.
"Tanto o Fred, quanto o Gilberto são produto de um trabalho que tem sido feito há três anos e meio. O Cris não é nenhum novato, já jogou muitas vezes na Seleção e é, atualmente, um dos melhores zagueiros na Europa. Se ele precisar jogar não será nenhum drama para o Brasil", ressaltou o técnico.
Os convocados por Parreira embarcam no dia 21 de maio, quando inicia a preparação da seleção na Suíça. Em 13 de junho, o Brasil estréia na Copa contra a Croácia, em Berlim. O segundo compromisso acontece no dia 18, quando a equipe verde-amarela encara a Austrália, na cidade de Munique.
O Brasil encerra sua participação na primeira fase no jogo contra o Japão, dia 22, em Dortmund. Os cerca de 20 dias de preparação antes do Mundial são considerados insuficientes pelo treinador que, porém, evitou se alongar nas lamentações.
"O tempo ideal seria ficar juntos durante seis semanas. Mas não podemos ficar lamentando a falta de tempo. Teremos três semanas e iremos procurar fazer o máximo que pudermos neste período. O importante é que temos uma base e um trabalho que não está começando do zero", comentou Parreira.
"Eu não estou nada nervoso. Estou bastante calmo. Aquela respirada eu aprendi com minha filha. Nunca me senti tão calmo e confortável como estou hoje. Só não consigo ficar sorrindo de graça", disparou Parreira. O treinador ainda aproveitou para afirmar que não está preparado para uma eliminação precoce do Brasil na Copa do Mundo.
"Aqui a gente só pensa em ganhar. Pensamento negativo passa longe. Aqui pensa na possibilidade de perder. Se eu falasse que penso na possibilidade de perder estaria mentindo – afirmou.