Menu
Futebol

Liga Europa define últimos classificados à próxima fase

Arquivo Geral

15/12/2009 0h00

A sexta rodada da fase de grupos da Liga Europa, com jogos amanhã e quinta-feira, apontará os últimos classificados à próxima etapa, de volta ao formato de mata-mata.


Pelo grupo D, o líder Sporting de Lisboa tem 11 pontos e visita amanhã o Hertha Berlim, segundo colocado lugar com 7. O time da casa, lanterna do campeonato de seu país, precisa ao menos do empate para se classificar.


Já o Heerenveen, com 5, recebe o Ventspils e quer o triunfo diante do time da Letônia, que tem apenas 3 e já está eliminado, torcendo por um tropeço dos alemães.


A disputa é bastante equilibrada na chave E. Na quarta-feira, a Roma vai à Bulgária encarar o CSKA Sófia, que não pontuou até agora, enquanto o Basel recebe o Fulham no St. Jakob-Park.


Os italianos têm 10 pontos e ultrapassam os suíços por um. A terceira posição é dos ingleses, com 8.


Já garantido como líder do grupo F, o Galatasaray visita o lanterna Sturm Graz e tem a chance de terminar a fase de grupos com 16 pontos. O time do brasileiro Elano, ex-Santos, é favorito, já que os austríacos fizeram apenas 1.


A disputa pela outra vaga ficará entre Panathinaikos, que está com 9, e o Dínamo Bucareste, que chegou aos 6. Os gregos jogam no estádio Spiros Louis de Atenas e têm grandes chances.


Ainda na quarta-feira, o Shakhtar Donetsk visita o Partizan. O time da Ucrânia, campeão da última Copa da Uefa, chegou aos 13 pontos e não pode ser mais alcançado na chave J.


Os sérvios tentarão pontuar pela primeira vez neste torneio.


O Bruges, com 8 pontos, briga pela segunda vaga com o Toulouse, um atrás. Os times se enfrentam na Bélgica.


No grupo K, a vaga como líder já é do PSV Eindhoven, do atacante brasileiro Jonathan Reis (ex-Atlético-MG). A equipe aparece com 11 pontos e não pode ser alcançada por Sparta Praga e Copenhague, com 7.


Na última rodada, o Sparta Praga recebe o Copenhague na República Tcheca. Quem vencer está classificado, enquanto o empate favorece os visitantes. Já o lanterna Cluj, com apenas 3, cumpre tabela em casa diante do PSV.


Depois de se garantirem na chave L, Werder Bremen e Athletic Bilbao duelam pela liderança amanhã no estádio San Mamés, na Espanha.


O time alemão, do zagueiro Naldo, está com 13 pontos, três em relação aos bascos – que precisam golear para passar em primeiro lugar.


Nacional e Áustria Viena aparecem com 2 pontos e não tem mais chances de avançar. Ambos se enfrentam na Ilha da Madeira apenas para cumprir tabela.


O Ajax, líder do grupo A com 11 pontos, entra em campo na quinta para enfrentar o Anderlecht, que tem 8 e está em terceiro.


Os belgas têm de vencer e torcer por um tropeço do Dínamo Zagreb em casa diante do lanterna Timisoara, com 2. Caso os croatas triunfem contra os romenos, chegarão aos 9 pontos.


A chave B é outra com situação bastante indefinida. O Valencia ganhou do Lille na rodada passada e está na liderança com 9 pontos, 2 em relação aos franceses. Quem também está com 7 é o Genoa.


O Lille encara em casa o Slavia Praga – lanterna, com 3 pontos – e só precisa do triunfo para se classificar, mas desde que saia um vencedor no confronto entre Genoa e Valencia, na Itália.


Até mesmo os espanhóis, que têm a vantagem do empate no estádio Luigi Ferraris, podem ficar de fora.


No grupo C, Hamburgo e Hapoel Tel Aviv duelam pela liderança no estádio Bloomfield, em Israel. Os donos da casa aparecem com 9 pontos, um atrás dos alemães.


O Celtic aparece com 5 pontos e está em terceiro, enquanto o Rapid Viena fica com 4. Ambos não têm mais chances. Em Viena, austríacos e escoceses cumprem tabela.


Pelo grupo G, o Villarreal recebe o Red Bull Salzburg no duelo de classificados, enquanto a Lazio encara o Levski Sófia no Estádio Olímpico de Roma.


A equipe austríaca foi a surpresa, fazendo 15 pontos e garantindo a liderança antecipadamente. O time espanhol, do atacante Nilmar e do volante naturalizado Marcos Senna, está com 9.


Os italianos pararam nos 6 e não ultrapassam o Villarreal nos critérios de desempate. Já o Levski não pontuou.


O Fenerbahçe, que conta com o meia Alex e outros brasileiros no elenco, festejará a liderança do grupo H da Liga com sua torcida diante do Sheriff, da Moldávia. O rival é o terceiro colocado, com 5, e está eliminado.


Os turcos aparecem com 12 pontos e não podem ser mais alcançados pelo Twente, que parou nos 7. O líder do Campeonato Holandês vai a Bucareste visitar o Steaua, lanterna com 3 pontos.


No Estádio da Luz, em Lisboa, o Benfica recebe o AEK Atenas, pela chave I. Os portugueses, que contam no elenco com brasileiros como Luisão, Julio César, Ramires, David Luiz, Felipe Menezes e Weldon, estão com 12 pontos, e um empate já é suficiente.


A liderança ainda é ameaçada pelo Everton, que enfrenta o Bate Borisov, de Belarus, no estádio Goodison Park. O time de Liverpool aparece com 9 pontos, e o rival está com os mesmos 4 do AEK.


Os 24 classificados se juntarão aos 8 terceiros colocados da Liga dos Campeões: Juventus, Wolfsburg, Olympique de Marselha, Atlético de Madri, Liverpool, Rubin Kazan, Unirea Urziceni e Standard de Liège.


O sorteio dos confrontos do mata-mata está marcado para a próxima sexta-feira, na sede da Uefa, na cidade suíça de Nyon. Os jogos acontecem nos dias 18 e 25 de fevereiro.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado