Mesmo com a vitória por 4 x 2 contra a Costa Rica na abertura da Copa do Mundo, a seleção da Alemanha parece não ter convencido plenamente os torcedores e a imprensa local. No dia seguinte, os principais jornais do país falavam que o time da casa "venceu, mas não convenceu", principalmente pelas falhas da defesa, que jogou em linha, nos gols da Costa Rica.
Mas o técnico Jurgen Klinsmann garante que o time está calmo em relação às críticas. "O tempo está ótimo, o ambiente está ótimo. É muito bom começar o torneio com três pontos. Isso nos deu confiança", afirmou o treinador que nunca foi unanimidade na Alemanha, e chegou a ser criticado até pelo presidente do Comitê Organizador da Copa, o Kaiser Franz Beckenbauer.
"Nossa equipe vai crescer jogo a jogo, o que não quer dizer que não cometeremos erros. Não estamos fechando os olhos para as nossas falhas. Nós discutimos, mas não estamos nos descabelando por causa delas. Vamos sempre tentar marcar um ou dois gols a mais do que nossos oponentes.
O treinador garante que todos os problemas foram analizados e corrigidos no treinamentos. "Sabemos onde nós erramos. Já analisamos e discutimos com os jogadores. Estamos muito satisfeitos por termos marcado quatro gols, dos quais dois foram espetaculares e que fizemos uma partida bonita de ser vista".
Agora, técnico e jogadores estão concentrados para a segunda partida a equipe no Mundial. "Temos dias mais difíceis à frente. A Polônia virá com tudo, pois para eles esse jogo é uma final, eles têm que vencer". A partida entre Alemanha e Polônia – que perdeu na estréia na Copa para o Equador por 2 x 0 – acontece nessa quarta-feira, na cidade de Dortmund.