Otimismo é algo que não falta no discurso do técnico Jurgen Klinsmann na seleção alemã. Neste sábado, em entrevista coletiva, o treinador garantiu mais uma vez que sua equipe estará presente na final da Copa do Mundo, dia 9 de julho, em Berlim, capital alemã. "Estamos fazendo todo o possível para disputar a final em Berlim. Seguimos toda programação. Por agora, tratamos de resolver todos os detalhes e esperar impacientes pelo jogo de abertura, contra a Costa Rica", disse Klinsmann, referindo-se à estréia dos mandantes no Mundial, no próximo dia 9 de junho, contra os americanos, também em Berlim.
Por enquanto, a seleção alemã segue realizando alguns dias de descanso em Sardenha, na Itália. A preparação vem sendo pouco ortodoxa para uma competição como a Copa do Mundo. Longe da pressão, os jogadores vêm desfrutando de aulas de ioga, aeróbica, corridas de kart, dentre outras peculiaridades, chamadas pela imprensa alemã de “exercícios para gestantes”.
A delegação alemã permanece até domingo na ilha italiana, de onde embarca para Genebra, na Suíça, quando deve começar de fato a intertemporada da equipe para o Mundial. "Qualquer diversão para os atletas é trabalho. Eles chegarão no auge", justificou Klinsmann.
A boa notícia para os torcedores e fãs da seleção germânica ficou por conta do retorno do lateral Philip Lahm aos treinos. Após realizar uma cirurgia no cotovelo esquerdo, o jogador reapareceu com o braço engessado e seguirá fazendo exercícios leves de resistência por mais dez dias. Só então deverá trabalhar com bola e ser liberado definitivamente pelo departamento médico para o Mundial.