O Juventude quer receber um “pezinho” para ser impulsionado para o meio da tabela da Série B. O Duque de Caxias não quer servir como alavanca. Pelo contrário, pensa em segurar o clube gaúcho pelos tornozelos e jogá-lo de volta para a zona de rebaixamento. Nessa briga direta para fugir da Terceira Divisão, os dois se enfrentam em Caxias do Sul, neste sábado. Tudo o que nenhuma das partes quer é empatar a partida prevista paras as 16h10 (de Brasília).
O Juventude iniciou a 21ª rodada da competição sendo o primeiro fora da zona de rebaixamento, com 23 pontos. Os gaúchos estão motivados para duelarem contra os cariocas, pois conseguiram dois bons resultados contra times do G-4, vencendo o Guarani e empatando com o Ceará. O Duque vem logo abaixo do Alviverde na classificação, com a mesma pontuação. Dependendo de resultados paralelos, um empate pode deixar ambos entre os quatro últimos.
Ivo Wortmann terá uma colcha de retalhos na sua defesa. Dois titulares estão suspensos, assim como um dos suplentes, além de uma dúvida. Devido ao acúmulo de cartões amarelos, o lateral Luis Felipe e os zagueiros Da Silva e Douglas serão desfalques. Nenê sente dores no tendão de Aquiles, podendo aumentar a lista de ausências. Com tantos problemas, o treinador terá que realizar uma reengenharia em seu time.
Jackson, que vinha atuando como primeiro volante, será deslocado para sua posição de origem, a lateral. A sua vaga no meio será ocupada por Leanderson. No miolo defensivo, Ramon e William são os mais cotados para jogar. Se na retaguarda existem dúvidas. Na frente há certeza. Marcos Denner é titular absoluto do ataque. Autor de quatro gols nos últimos dois jogos, ele espera manter o bom momento, repetindo a estratégia das partidas diante do Ceará e do Guarani.
“O segredo, acredito eu, é a cooperação de todos, da defesa ao ataque. Há situações em que fico só eu lá na frente e todos os outros atrás, marcando. Às vezes, enfrentamos dificuldades, mas com todos se doando, é mais fácil chegar a um resultado positivo”, comentou.
Denner terá um concorrente de respeito no adversário. Edivaldo é um dos artilheiros da Série B com 12 gols. Ele estará de volta ao time, após se recuperar de uma lesão na coxa esquerda. Seu retorno é a maior esperança para ascender na tabela. O confronto marcará a estreia de Gilson Kleina no comando da equipe carioca. Ele assume no posto de Rodney Gonçalves demitido após a derrota por 4 a 1 para o lanterna Campinense.
FICHA TÉCNICA
JUVENTUDE X DUQUE DE CAXIAS
Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Data: 29 de agosto de 2009, sábado
Horário: 16h10 (de Brasília)
Árbitro: Cleber Welington Abade (SP)
Assistentes: Hilton Francisco de Melo e Celso Barbosa de Oliveira (ambos de SP)
JUVENTUDE: Juninho; Jackson, William, Ramon (Nenê) e Bruno Teles; Leanderson, Lauro, Léo Dias, Lopes e Zezinho; Marcos Denner
Técnico: Ivo Wortmann
DUQUE DE CAXIAS: Vinícius; Oziel, Zé Carlos, Santiago e Paulo Rodrigues; Leandro Teixeira, Clayton, Bruno Moreno e Leandro Chaves; Tony e Edivaldo
Técnico: Gilson Kleina