Considerado o melhor lateral-esquerdo do País, Juan deve deixar o Flamengo – e o Brasil – em 2009. Desde 2006, ele é cobiçado por europeus. Desta vez, Juan deve sair mesmo. E o destino pode ser o Villarreal, da Espanha. Isso deve acontecer em janeiro, quando a janela de transferências da Europa for aberta.
Na última semana, Eduardo Uram, empresário de Juan, informou que o jogador recebeu uma proposta da Inglaterra. O lateral não está mais com a cabeça no Flamengo. Ele quer jogar na Europa, caminho que acredita ser mais fácil para chegar à seleção brasileira.
O Flamengo tem 50% dos direitos econômicos do atleta. A multa rescisória do contrato de Juan, que vence em 2010, chega a R$ 18 milhões. O mais cotado para substitui-lo, caso sua transferência se confirme, é Leandro, do Palmeiras.