O privilégio de ter um jogador que está se despedindo das Copas do Mundo e outro fazendo a estreia na competição não é exclusividade do Brasil. Bem próximo daqui, inclusive, um país vive situação idêntica: a Colômbia.
Um dos membros da seleção colombiana pode bater recordes durante a passagem pelo Brasil. Trata-se de Faryd Mondragón, conhecido no país como El Turco, devido à ascendência libanesa.
O veterano goleiro, com passagem por diversos clubes das mais variadas ligas do planeta, poderá, em 2014, se tornar o atleta mais velho a atuar em um jogo da Copa do Mundo. O arqueiro completará 43 anos no dia 21, ou seja, durante a primeira fase do torneio.
A idade avançada não é um empecilho para Mondragon, que é visto como reserva imediato do titular David Ospina, do Nice-FRA, apontado como o dono da meta.
Se jogar contra os japoneses na estreia, Mondragón cravará o nome na história da competição duas vezes: além de se tornar o jogador mais velho a atuar em Copas (vai superar o camaronês Roger Milla, que jogou em 1994, nos Estados Unidos, aos 42 anos), o goleiro também se tornará o primeiro atleta a atuar em duas edições de Mundial em um intervalo de 20 anos.
O goleiro passou a última temporada defendendo as cores do Deportivo Cali, da Colômbia, clube que o revelou no início da década de 1990. Mesmo depois de uma grande temporada, resolveu encerrar a passagem pelo clube – a carreira também tem data para acabar: assim que a Colômbia encerrar sua participação no Mundial.
Contraponto
Se no gol a Colômbia poderá contar com a experiência de Mondragón, no meio-campo as coisas são bem diferentes.
James Rodríguez, de 22 anos, é uma das esperanças do elenco de José Pekerman no setor de criação.
A carreira profissional do meia teve início no Banfield, da Argentina, quando ele tinha apenas 16 anos. Após duas temporadas bem-sucedidas, Rodríguez foi se aventurar no prestigioso futebol europeu, ao defender as cores do Porto FC.
Depois de três temporadas, 108 jogos e 32 gols pela equipe lusitana, Rodríguez teve seu talento adquiridos pelo Monaco por R$ 139 milhões.
Com o corte do astro Radamel Falcao Garcia por lesão no joelho, a responsabilidade da equipe de desempenhar um bom papel será dividida.
Além de Rodríguez, a talentosa geração colombiana terá nomes como Freddy Guarín, da Inter de Milão (ITA), Adrian Ramos, do Borussia Dortmund (ALE) e Juan Guillermo Cuadrado, da Fiorentina (ITA).
Hora de brilhar
Apesar da pouca idade, Rodríguez já provou seu valor. Em 21 jogos envergando o uniforme de sua seleção, marcou quatro gols nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014. No Brasil, ele tem a possibilidade de mostrar que pode, em alguns anos, chegar ao mesmo status de Mondragón como ídolo da seleção colombiana.
O otimismo em torno de James Rodríguez não é exagerado. Na última temporada do Campeonato Francês, ele atuou em 34 jogos, anotando 13 gols e dando nove assistências.